saopaulo.sp.gov.br
|
Cidadão SP
       
/goversp
Cultura e
Economia Criativa
Compartilhe este evento
Notícia
Orquestra do Theatro São Pedro recebe Javier Logioia Orbe

Concerto apresentará peças da segunda metade do século XIX nos dias 5 e 7 de julho

O argentino Javier Logioia Orbe assume a batuta à frente do próximo concerto da Orquestra do Theatro São Pedro. Com mais de 25 anos de carreira, Logioia Orbe já esteve no comando de importantes orquestras, como as sinfônicas de Mendoza, Córdoba e Rosário, e as filarmônicas de Buenos Aires e de Montevidéu. Sob a regência de Logioia, a orquestra se apresenta sexta-feira (05/07), às 20h30, e domingo (07/07), às 17h, no Theatro São Pedro, equipamento da Secretaria de Estado da Cultura.

Para os concertos, foram escolhidas obras significativas do repertório sinfônico da segunda metade do século XIX. Scheherazade, de Nikolai Rimsky-Korsakov (1844 – 1908), é uma peça da segunda metade do século XIX, baseada no livro As Mil e Uma Noites. A obra mistura traços da música russa, terra natal de Rimsky-Korsakov, e do oriente.

A segunda parte do concerto apresentará excertos de um dos maiores clássicos do balett internacional, O Lago dos Cisnesde Tchaikovsky (1840 – 1893). O ballet, inclusive, é uma área de profundo interesse de Logioia Orbe, que já dirigiu companhias como o Ballet do Teatro Colón de Buenos Aires, Ballet do Teatro Argentino de La Plata, Companhia Cisne Negro, Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, entre outras.

Javier Logioia Orbe

Flautista, violoncelista e regente argentino, foi aluno de Pedro Ignacio Calderón e de Guillermo Scarabino. Formou-se no Conservatório Nacional de Música, Instituto Superior de Artes do Teatro Colón de Buenos Aires, Academia de Jovens Regentes (Washington, USA) e Academia de Música de Viena.

Em 25 anos de carreira, foi regente titular das orquestras sinfônicas de Mendoza, Córdoba e Rosário, da Orquestra Filarmônica de Buenos Aires, Orquestra Estável do Teatro Argentino de La Plata, Orquestra Sinfônica da Universidade de Concepción (Chile) e da Orquestra Filarmônica de Montevidéu (Uruguai), onde realizou pela primeira vez o ciclo completo das sinfonias de G. Mahler, por ocasião do centenário de morte do compositor austríaco. Além disso, é regularmente convidado como regente da Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, entre outras. Foi assistente de Yehudi Menuhin, Zubin Mehta, Jean Fournet e Valery Gergiev, entre outros. Acompanhou a Orquestra Filarmônica de Buenos Aires em três turnês europeias pela França, Holanda, Suíça, Bélgica, Alemanha, Áustria, Inglaterra, Espanha e Grécia.

Na música sinfônica, seu repertório inclui os ciclos de sinfonias de Beethoven, Schubert, Schumann, Mendelssohn, Brahms, Rachmaninoff, Guy Ropartz, Sibelius, Bruckner, Tchaikowsky, Prokofiev e Mahler. No campo do ballet, dirigiu companhias como o Ballet do Teatro Colón de Buenos Aires, Ballet do Teatro Argentino de La Plata, Companhia Cisne Negro, Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ballet de Montecarlo, Ballet de Lyon, Ballet do Teatro Nacional de Varsóvia, Ballet do Teatro Bolshoi de Moscou, Ballet do Teatro Marinsky de São Petersburgo, entre inúmeras outras. No repertório lírico, dirigiu óperas como ToscaStiffelio, Roméo et Juliette, Madama Butterfly, La Bohème, Il Trittico, Don Pasquale, L’occasione fa il ladro, Nabucco, Attila, The Consul, Belisario, Falstaff, Der Freischütz, MacBeth, Norma e Evgeny Oneguin.

Dentre seus próximos compromissos destacam-se A Sagração da Primavera, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Don Quixote e Cinderelle,no Teatro Colón de Buenos Aires, além de Nabucco e Roméo et Juliette, em 2014.

Programa

NIKOLAI RIMSKY-KORSAKOV
Scheherazade, op. 350
Ariel Sanches, violino

PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY
Suíte de O Lago dos Cisnes, opus 20

Atto I
N0 1 Allegro giusto
N0 2 Tempo di Valse

Atto II
N0 10 Scéne – moderato

N0 13 IV Allegro moderato (Pas de quatre)
V Pas D’Action – andante

Atto IV
N0 26 Scéne – Allegro non troppo
N0 27 Danse des petits cygnes – moderato
N0 28 Scéne – Allegro agitato
N0 29 Scéne Final
andante – allegro agitato – Alla breve – Moderato e maestoso

Serviço

Orquestra do Theatro São Pedro

Theatro São Pedro

Regência: Javier Logioia Orbe

Ariel Sanches, violino

Sexta-feira (05/07), às 20h30 e domingo (07/07), às 17h, no Theatro São Pedro

Rua Albuquerque Lins, 207 – São Paulo – SP

Metrô Marechal Deodoro

Tel. (11) 3667-0499

Capacidade: 636 lugares

Duração: 90 minutos

www.theatrosaopedro.org.br

Ingressos:

Preços: R$ 30,00 (Inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada)

Descontos

Estudantes, aposentados, pessoas acima dos 60 anos e professores da rede pública estadual, devidamente identificados, têm desconto de 50% nas assinaturas.

Bilheteria: terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h. Em dia de evento noturno, até o início do espetáculo.

Theatro São Paulo 2021 © Todos os direitos reservados