saopaulo.sp.gov.br
|
Cidadão SP
       
/goversp
Cultura e
Economia Criativa
Theatro São Pedro /
História

Inaugurado em 1917, o Theatro São Pedro é um dos poucos remanescentes de um período de florescimento cultural da cidade de São Paulo. Na virada do século XIX para o XX, diversas casas de espetáculo foram abertas em vários bairros cidade, em uma época em que a cultura estava espalhada pelas ruas, promovendo concertos, galas, vesperais, óperas e operetas.

Nos seus mais de 100 anos de história, o Theatro São Pedro aprendeu a sempre reinventar-se. Funcionando originalmente como cinema, o teatro teve diversas fases — uma das mais notáveis, como teatro dramático nos anos 1970 e 80; quando se tornou um lugar de resistências política e cultural na época da ditadura militar.

Mais tarde, voltou à sua vocação de teatro de música, recebendo grandes nomes da nossa história, como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Caio Pagano e Gilberto Tinetti, além de ter abrigado concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Mas foi só em 1998, após uma extensa restauração, que a casa foi reaberta definitivamente, com uma montagem de La Cenerentola, de Gioachino Rossini — e a partir daí estabeleceu-se como um polo da vida musical brasileira. Gradativamente, a ópera passou a ocupar lugar de destaque na programação do São Pedro, e em 2010, com a criação da Orquestra do Theatro São Pedro, essa vocação foi reafirmada.

Criada sob supervisão dos maestros Roberto Duarte e Emiliano Patarra, a Orquestra do Theatro São Pedro teve, ao longo desses anos, nomes importantes da música brasileira como regentes e diretores, como Júlio Medaglia, Carlos Morejano, André dos Santos e Luiz Fernando Malheiro. Atualmente, sob gestão da organização social Santa Marcelina Cultura, o Theatro São Pedro e a Orquestra do Theatro São Pedro têm gestão artística de Ricardo Appezzato, e direção artística de Paulo Zuben.

Apostando na diversidade, com títulos conhecidos do repertório tradicional, obras pouco executadas, além de óperas de compositores brasileiros, as temporadas líricas tornaram o Theatro São Pedro uma referência na cena musical do país. Em sua nova fase, o Theatro São Pedro trabalha respeitando sua própria história e atento aos novos desafios da arte, da cultura e da sociedade.

Theatro São Pedro, uma história de diálogo com seu tempo.
Theatro São Paulo 2020 © Todos os direitos reservados