Governo do Estado de São Paulo
SP + Digital Flickr Governo de São Paulo Linkedin Governo de São Paulo TikTok Governo de São Paulo Youtube Governo de São Paulo Facebook Governo de São Paulo Instagram Governo de São Paulo Facebook Governo de São Paulo

/governosp

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Contraste

  • SP + Digital
  • Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

Orquestra do Theatro São Pedro
     
Idioma   POR   ENG
Ouvidoria
Transparência
SIC
THEATRO SÃO PEDRO ORQUESTRA ACADEMIA DE ÓPERA ORQUESTRA JOVEM LIBRETOS APOIE O THEATRO SÃO PEDRO SEU EVENTO NO THEATRO PROGRAMAÇÃO BILHETERIA NOTÍCIAS FALE CONOSCO ATELIER DE COMPOSIÇÃO LÍRICA
VOLTAR QUEM SOMOS HISTÓRIA FACILIDADES COMO CHEGAR ESTRUTURA MODELO DE GESTÃO POR OS TRANSPARÊNCIA FICHA TÉCNICA
VOLTAR PARCEIROS
VOLTAR SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO CANAL DIRETO TRABALHE CONOSCO | PROCESSOS SELETIVOS CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER OUVIDORIA PERGUNTAS FREQUENTES
Orquestra /
Músicos

A Orquestra do Theatro São Pedro foi criada em 2010, por iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, e mesmo com pouco tempo de atuação já é reconhecida como uma das principais orquestras de ópera do país. Nesses sete anos, o grupo já interpretou importantes títulos do repertório, como As Bodas de Fígaro, de Mozart, e Falstaff, de Giuseppe Verdi, e tem se destacado especialmente ao explorar os novos caminhos da ópera.

A Orquestra do Theatro São Pedro foi responsável pela estreia nacional de obras como A Volta do Parafuso, de Britten, O Barbeiro de Sevilha, de Paisello, e Arlecchino, de Busoni. Entre outros títulos pouco executados que foram revisitados pelo grupo estão Adriana Lecouvreur, de Cilea, Dom Quixote, de Massenet, Édipo Rei, de Stravinsky, As Bodas no Monastério, de Prokofiev, O Amor dos Três Reis, de Montemezzi, Iphigénie em Tauride, de Gluck, e Ártemis, de Alberto Nepomuceno.

Entre os artistas que já dividiram o palco com a Orquestra estão maestros de renome como Ligia Amadio, Luiz Fernando Malheiro, Ira Levin, Carlos Moreno, Roberto Tibiriçá, Silvio Viegas e Cláudio Cruz; instrumentistas do naipe de Gilberto Tinetti, Nicolau de Figueiredo, Tiago Naguel, Pacho Flores e Elisa Fukuda; e cantores de destaque como Denise de Freitas, Rosana Lamosa, Gabriella Pace, Gregory Reinhart, Luisa Francesconi, Vinicius Atique, Paulo Szot, Luciana Bueno, Rodolfo Giugliani, Carla Cottini, Giovanni Tristacci, entre outros.

Em sua nova fase, a Orquestra do Theatro São Pedro segue um novo modelo de trabalho, com regentes convidados e maior variação de repertório, abordando tanto a ópera quanto a música sinfônica e de câmara, numa rotina que visa aprofundar a investigação de diferentes formas do fazer musical, elevando ainda mais a excelência de suas apresentações.

     Cordas           Madeiras           Metais           Harpa           Percussão     

Violinos Violas Violoncelo Contrabaixo Flautas Oboés Clarinetes Fagotes Trompas Trompetes Trombones Harpa Tímpanos Percussão
     Cordas           Madeiras           Metais           Harpa           Percussão     

Violinos Violas Violoncelo Contrabaixo Flautas Oboés Clarinetes Fagotes Trompas Trompetes Trombones Harpa Tímpanos Percussão
Violinos
Renan Gonçalves
Spalla
Renan Gonçalves

Renan Gonçalves

Iniciou seus estudos com seu pai, aos 9 anos de idade. Em 2007 ingressou na Emesp Tom Jobim, sob orientação do professor austríaco Martin Tuksa. Em sua formação também teve aulas com os professores Olivier Toni e Cláudio Cruz. Participou da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, Orquestra de Câmara da ECA/USP, Orquestra Experimental de Repertório e de 2014 a 2018 foi spalla da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. Em algumas ocasiões atuou como solista a frente da Orquestra de Câmara da USP, Camerata de Ribeirão Preto, USP filarmônica Ribeirão Preto e Camerata do Festival de música de Prados- MG. Desde 2018 é spalla da Orquestra do Theatro São Pedro.
Violinos
Hugo Leonardo
Chefe de naipe
Hugo Leonardo

Hugo Leonardo

Nascido numa família de músicos, iniciou seus estudos aos 6 anos com sua irmã e o violinista amador sr. José Carlos Paschoal. Foi aluno do prof. Paulo César (Osesp), dr. Luiz Amato (UNESP) e a solista Elisa Fukuda. Durante 4 anos, foi spalla da orquestra Sinfônica Heliópolis sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá. Em 2008, participou do festival internacional da USP tendo aulas com Peter Zazofsky e Carmelo de Los Santos, neste mesmo ano também participou do festival de verão de Attergau na Áustria. Aperfeiçoou-se em inúmeras masterclasses com grandes mestres como Shlomo Mintz, Erik Schumann, Lorenz Nasturica, entre outros. Desde 2010 é músico da Orquestra do Theatro São Pedro e em 2018 assumiu o cargo de chefe de naipe da orquestra.
Violinos
Mariela Giovanini Micheletti
Solista
Mariela Giovanini Micheletti

Mariela Giovanini Micheletti

Iniciou seus estudos com Maria Lúcia Krug na Escola de Música de Piracicaba, posteriormente foi aluna de Elisa Fukuda. Participou de curso de extensão musical em Budapest (Hungria) com Peter Somogiy, em Roma (Itália) no Conservatório de Santa Cecília com Fábio Cammarota, e Bolonha com Carla Ferraro. É solista da Orquestra do Theatro São Pedro desde a formação da orquestra e tem intenso trabalho como professora de música para crianças.
Violinos
Anderson Santoro
Solista
Anderson Santoro

Anderson Santoro

Estudou com a professora Maria Vishinia e Eliane Tokeshi. É formado pela Faculdade Mozarteum. Participou de diversos festivais de música erudita no Brasil, e também foi integrante da Orquestra Sinfônica Jovem de Guarulhos em 2004, da Orquestra Sinfônica de Heliópolis em 2004, da Orquestra Sinfônica de Santo André em 2005 e foi spalla na Orquestra de Câmara da USP entre 2007 e 2010. Venceu o Prêmio Santander oferecido pela Orquestra de Câmara da USP em 2009, atuando como solista na mesma orquestra, foi spalla da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos entre os anos de 2007 e 2009 e também atuou como solista à frente da mesma Orquestra. Em 2012 foi spalla interino da Orquestra do Theatro São Pedro e atualmente exerce a função de solista.
Violinos
Paulo Lucas
Paulo Lucas

Paulo Lucas

Bacharel em música pela Faculdade Santa Marcelina em 2012, e por 4 vezes consecutivas aluno do curso avançado da Emesp Tom Jobim, obteve aulas com Inna Meltser, Yuri Rakevich e Liliana Chiriac. Como aluno, participou de diversos festivais de músicas e master classes, onde destacam-se: master class Kremerata Báltica (Emesp 2018) e Max Vengerov (Ten Yaad - 2012). Integrou diversas orquestras jovens e semi-profissionais do estado de São Paulo. Atualmente é membro da Orquestra Bachiana Filarmônica e Orquestra Municipal de Jundiaí. Integra o naipe de violinos da Orquestra do Theatro São Pedro desde outubro de 2019
Violinos
Indira Torres
Indira Torres

Indira Torres

Ao longo de sua carreira participou de diversos festivais, concertos, palestras e cursos de especialização nacionais e internacionais. Iniciou os estudos no Conservatório de Música da Cidade de Havana “Manuel Saumell”. Fez curso técnico no Conservatório de Música Amadeo Roldán e Curso Superior no Instituto Superior de Arte (ISA) de Havana, Cuba. Como profissional foi primeiro violino da Camerata Romeu e professora de violino no Conservatório de Música de Guanabacoa, Havana. Em 2009 mudou-se para o Brasil. Recebeu bolsa de estudo durante 2 anos para especialização na Universidade Buchmann-Mehta School, de Tel Aviv, Israel; durante esse período fez parte da Orquestra Sinfônica da Universidade. Continuou os estudos na Universidade Mozarteum de São Paulo. Foi primeiro violino do quarteto de música de câmara da Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e integra a Orquestra do Theatro São Pedro desde 2015.
Violinos
Jonathan Cardoso
Jonathan Cardoso

Jonathan Cardoso

Bacharel em violino pela UniFIAM-FAAM — Faculdade de Artes Alcântara Machado —, iniciou seus estudos musicais na Universidade Livre de Música Tom Jobim. No violino desenvolveu-se sob a orientação dos professores Ênio Antunes, Liliana Chiriac e Pablo de Leon. Violinista da Orquestra do Theatro São Pedro desde sua formação e da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, foi spalla da Orquestra Bachiana Jovem e violinista da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. Em 2009 participou como convidado na temporada da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e em 2017 foi solista junto ao Balé da Cidade de São Paulo no espetáculo Uma Dança em Preto e Branco dirigido por Ismael Ivo.
Violinos
Jair Almeida
Jair Almeida

Jair Almeida

Bacharel em violino pela Faculdade Cantareira na classe da professora Elisa Fukuda. Iniciou seus estudos musicais na Associação Brasil-SGI, logo depois teve aulas particulares com o prof. Marcos Fukuda e em seguida com Andréas Uhlemann. Participou do 32˚, 33˚ e 37˚ Festival Internacional de Campos do Jordão tendo aulas com os professores: Andréas Rohn, Bernardo Bessler, Marcelo Guerchfeld e Yerko Tabilo e master class com os professores: Ruben Aharonian, Wilfried Strehle. Em 2002 atuou como spalla da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, e em 2003 atuou como spalla e solista da Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo (OCAM). Atuou na Orquestra Experimental de Repertório de 2005 a 2010 e na Camerata Fukuda de 2005 a 2017. É membro da Orquestra do Theatro São Pedro desde sua fundação.
Violinos
Maria Emília Paredes
Maria Emília Paredes

Maria Emília Paredes

Natural de Córdoba, Argentina, iniciou seus estudos musicais com o Método Suzuki. Aos 19 anos, continuou seus estudos em São Paulo na ULM com Maria Vischnia e no Conservatório Musical de Tatuí com Pedro Dellarole. Participou de masterclasses com Antal Zalai, Peter Zazofsky, Paulo Bosisio e Leon Spierer, e dos festivais de Inverno de Campos de Jordão, Poços de Caldas, Festival da Orquestra do Mercosul e Ex-toto Corde. Como solista, se apresentou no Teatro San Martin de Córdoba e em Santiago no Chile. Foi integrante das Orquestras de São Caetano, Santo André, Santos, de Câmara da USP, Experimental de Repertório e Sinfônica da USP. É bacharel em música pela UniSant'Anna e violinista da Orquestra do Theatro São Pedro desde 2010.
Violas
Fabio Schio
Chefe de naipe
Fabio Schio

Fabio Schio

Estudou viola na USP, Unesp, Unicamp, Academia Franz Liszt (Budapest), recebeu bolsa de estudos total, fornecida pelo Ministério da Cultura da Áustria, estudou por seis anos na Universität für Musik Graz (Áustria). Foi primeiro prêmio no Concurso Internacional para Solistas em Tortona(Itália) e se apresentou em importantes teatros de toda a Europa, tocando como primeiro violista das Orquestras Sinfônica de Graz, European Chamber Orchestra of Stiria e com o grupo Ensemble für Neue Musik Graz. No Brasil foi monitor das violas da Orquestra Experimental de Repertório, primeira viola na Sinfônica de Ribeirão Preto e, desde 2010, é chefe de naipe da Orquestra do Theatro São Pedro.
Violas
Diogo Guimarães
Solista
Diogo Guimarães

Diogo Guimarães

Iniciou seus estudos musicais na igreja aos 12 anos, aos 15 anos descobriu a viola e passou a ter aulas com o professor Enaldo Oliveira na antiga ULM do Brooklin. Aos 16 anos, fez parte da classe de viola do professor Henrique Muller, onde passou e ter aulas na Universidade Livre de Música. Teve passagem por diversas Orquestras Jovens e profissionais, entre elas Orquestra Jovem Tom Jobim, Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra Jovem de Guarulhos, Orquestra Experimental de repertório, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Acadêmica, Orchester Instituto Attergau na Áustria, sob regência do maestro Riccardo Muti, Orquestra Filarmônica de São Bernardo, como convidado na Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Sinfônica de Santos. Teve aulas com diversos professores, entre eles: Henrique Muller, Peter Pas, Emerson De Biaggi, Alexandre Razer; e em música de câmara com Oliver Toni e Adriana Schincariol. Desde outubro de 2010 é primeira estante na Orquestra do Theatro São Pedro, onde desenvolve um grandioso repertório pperístico, desafiador e inovador na cidade de São Paulo.
Violas
Edmur Mello
Edmur Mello

Edmur Mello

Iniciou seus estudos de viola no Conservatório Carlos Gomes em Campinas sob a orientação do professor André Sanches em 1989.  Bacharel em Música Erudita pela Faculdade Mozarteum de São Paulo.  Atuou por 11 anos junto a Orquestra Sinfônica de Campinas e neste período teve o privilégio de trabalhar com diversos maestros renomados como Aylton Escobar, Roberto Tibiriça, Lígia Amadio, Cláudio Cruz, Karl Martin, Ira Levin e outros. Posteriormente foi chefe de naipe da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos durante 3 anos. Desde 2010 atua como violista na renomada Orquestra do Theatro São Pedro.
Violoncelo
Fabrício Rodrigues
Chefe de naipe
Fabrício Rodrigues

Fabrício Rodrigues

Iniciou seus estudos em Campinas aos 9 anos de idade na escola de Artes Pró Música sob a orientação do professor Érico Amaral Júnior. Prosseguiu seus estudos em São Paulo com renomados professores como Grethen Muller, Roman Mekinulov, Ricardo Fukuda, André Micheletti e Zigmund Kubala. Foi membro das orquestras Experimental de Repertório, Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica de Jundiaí, Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo, e Orquestra Sinfônica Brasileira, além de ter atuado como convidado em importantes orquestras como Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Como solista apresentou-se à frente da Orquestra Jazz sinfônica em concertos realizados no Teatro Municipal de São Paulo e auditório Oscar Niemeyer, foi um dos vencedores do concurso jovens solistas da Orquestra Experimental de repertório atuando como solista em concerto realizado no Theatro Municipal de São Paulo. Tem colaborado com importantes artistas do cenário musical Brasileiro e Internacional em concertos de música de câmara, e festivais de música como o Festival Virtuosi em Recife e o Festival de Música de São João del Rei. Foi membro da Cantilena Ensemble onde realizou diversos concertos pelo Brasil e também atuando como solista. Nos EUA foi aluno da professora Johhane Perron e professor Cláudio Jaffet, fez cursos na Alemanha com os professores Alexander Hülsshoff, e Mathias de Oliveira Pinto. Participou como bolsista dos festivais de Campos do Jordão por 5 anos, também participou da Oficina de Música de Curitiba, e o festival de violoncelos Rio Cello Encouter. Participou de Turnês com a Orquestra Jovem Mundial (Jeunesses Musicales) em concertos realizados na Alemanha, Indonésia e Taiwan. É graduado pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, Atualmente, é membro da Filarmônica Sesi-SP onde realiza concertos pelo Brasil sob a regência do maestro João Carlos Martins, e desde 2010 é primeiro violoncelo na Orquestra do Theatro São Pedro onde tem participado de importantes montagens de óperas com renomados solistas e maestros além de colaborar em concertos de música de câmara e concertos como solista.
Violoncelo
Camila Hessel
Solista
Camila Hessel

Camila Hessel

Iniciou seus estudos no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (CDMCC). Bacharel em violoncelo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Foi integrante da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, Orquestra Experimental de Repertório e Cantilena Ensemble. Desde 2010 é concertino do naipe de violoncelos da Orquestra do Theatro São Pedro.
Contrabaixo
Fernando de Freitas
Chefe de naipe
Fernando de Freitas

Fernando de Freitas

É natural de Rio Claro-SP. Iniciou seus estudos de contrabaixo em sua cidade natal na Escola Livre de Música Fabio Marasca. Posteriormente ingressa na Universidade Livre de Música (atual Emesp Tom Jobim) como aluno de Ana Valéria Poles. Participou de festivais de música em Fortaleza, Poços de Caldas, Bragança Paulista e Ourinhos. Foi professor de contrabaixo do Guri Santa Marcelina e do Encontro Internacional de Cordas de Limeira-SP. Atuou na Banda Sinfônica do Estado de São Paulo de 2007 a 2017. Atua na Orquestra Sinfônica de Santo André desde 2006. É chefe de naipe da Orquestra do Theatro São Pedro desde 2017.
Flautas
Marco André dos Santos
Chefe de naipe
Marco André dos Santos

Marco André dos Santos

Flauta solo da Orquestra do Theatro São Pedro desde 2010 e professor de flauta da Faculdade Mozarteum de São Paulo. Bacharel em Flauta pela Faculdade FAC-FITO de Osasco na classe do professor Rogério Wolf. Estudou performance na academia Ferenc Liszt em Budapeste. Tem realizado concertos em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Budapeste e Hamburgo (Alemanha). Vencedor de vários concurso de flauta nacional entre eles Prêmio Estímulo Santander/OCAM 2007. Atuou como solista à frente de grandes orquestras, como a Sinfônica de Campinas e a própria Orquestra do Theatro São Pedro.
Flautas
Filipe de Castro
Solista
Filipe de Castro

Filipe de Castro

Mestre em música pela New York University e bacharel em flauta pela Unicamp. Começou seus estudos musicais aos 13 anos de idade, em Americana, sua cidade natal. Foi aluno de João Batista de Lira, Sávio Araújo, Marcos Kiehl e Keith Underwood, e participou de máster classes com renomados flautistas de âmbito mundial, como Emannuel Pahud, Felix Renghli, Alain Marrion, Philippa Davies, Immanuel Davis, Robert Dick e Michael Faust. Participou de festivais de música, entre eles: Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival de Música de Londrina, Pan Pacific Music Camps (Austrália) e Hidden Valley Flute Festival (Califórnia). Como músico, integrou as orquestras: Orquestra Sinfônica de Americana, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e Orquestra Experimental de Repertório, tendo também participado como músico convidada da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Osusp e Osesp. Desde 2011 é flauta solista da Orquestra do Theatro São Pedro.
Oboés
Renato Mendes Sales
Solista
Renato Mendes Sales

Renato Mendes Sales

Iniciou seus estudos na Universidade Livre de Música aos 9 anos na flauta doce; aos 11 iniciou estudos de oboé com sua irmã Gizele Sales, e logo depois na mesma ULM com o prof° Martin. Mais tarde estudou na EMM (Escola Municipal de Música) com o Prof° Benito e depois com o Prof° Joel Giseger. Em 2008 ingressou na Unesp e se formou Bacharel em oboé com o prof. Arcádio M. Participou de festivais como FEMUSC 2006 e 2007 e festival de inverno de Campos do Jordão em 2008 e 2009. Ingressou na Orquestra Jovem de Guarulhos em 2005 e em agosto de 2006 na Sinfônica Heliópolis do Instituto Baccarelli. Em junho de 2010 ingressou na Orquestra do Theatro São Pedro onde é atualmente segundo oboé solo e corne-Inglês.
Clarinetes
Daniel Oliveira
Chefe de naipe
Daniel Oliveira

Daniel Oliveira

Primeiro aluno de clarineta a participar do programa de Pós-Graduação em Performance da USP, sob a orientação do prof. dr. Luis Afonso Montanha. Graduado em clarineta pela IA-UNESP em 2007 na classe do professor Sergio Burgani. Chefe de naipe da Orquestra do Theatro São Pedro (2010), clarinetista da Orquestra Moderna do Ensemble Música Nova. Faz parte ainda dos seguintes projetos: Sujeito a Guincho, Quinteto Novos Ventos, TrioTRIZ e Clownrinetas Duo. Já trabalhou como músico convidado das principais Orquestras do Brasil como: Osesp, Municipal de São Paulo, Bachiana Filarmônica – Sesi e Percorso Ensemble. Recebeu em 2007 o prêmio Novos Talentos da Música Brasileira, prêmio esse concedido pela Casa de Cultura de Israel. Daniel Oliveira é artista D´Addario Woodwinds e Devon& Burgani Clarinetes.
Clarinetes
Rafael Schmidt
Solista
Rafael Schmidt

Rafael Schmidt

Bacharel pela Universidade de São Paulo (USP), foi professor dos festivais de Prados (MG) e do I LAMUSOM (ES). Vencedor da IV edição do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, tem atuado como solista frente a orquestras como, Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES), Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), onde fez a estreia de uma peça escrita pelo maestro e compositor Olivier Toni. Músico convidado de orquestras como Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e Filarmônica Amazonas, também foi músico convidado da temporada 2012 da Orquestra Sinfônica Brasileira Ópera e Repertório onde também atuou como professor junto a projetos educacionais da OSB. Foi integrante da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES) e desde 2018 é clarinete solista da Orquestra do Theatro São Pedro.
Fagotes
Sandra Ribeiro
Chefe de naipe
Sandra Ribeiro

Sandra Ribeiro

Iniciou seus estudos de fagote em 2011 na Escola Municipal de Música de São Paulo com Alexandre Silverio. No ano seguinte ingressou na Orquestra Experimental de Repertório onde permaneceu por 4 anos, no seu terceiro ano foi Jovem Solista. Participou dos festivais: Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, onde no ano de 2017 ganhou menção honrosa, participou também da Oficina de Música de Curitiba e Festival de Música nas Montanhas com os seguintes professores: Klaus Thunemman, Fábio Cury, Afonso Venturieri, Martin Kuuskmann, Ronaldo Pacheco entre outros. Se formou na Academia de Música da Osesp tendo aulas com Alexandre Silvério e Romeu Rabelo, na academia teve a oportunidade de tocar em concertos com a Osesp. Em 2017 e 2018 foi fagotista na Orquestra Sinfônica do Paraná. Foi uma das vencedoras do Concurso Jovens Solistas da Osesp tendo a oportunidade de Solar com a própria Osesp em outubro de 2019. Desde 2019 é chefe de naipe na Orquestra do Theatro São Pedro.
Fagotes
Clarissa Oropallo
Solista
Clarissa Oropallo

Clarissa Oropallo

Iniciou ao fagote na Escola Municipal de Música. Bacharelou-se pela Uni Fiam-Faam, formou-se na Academia da Osesp e completou seus estudos na Hochschule für Musik Hanns Eisler, em Berlim. Teve como professores: Renata Botti, Fábio Cury, Francisco Formiga, Arion Linarez, Volker Tessmann, Klaus Thunemann, além de cursos com Sérgio Azzolini, Benjamin Coelho, dentre outros. Participou da turnê internacional com a Neojiba, das duas turnês junto a Young Euro Classic Ensemble e do festival Collegium Musicum Schloss Pommersfelden, na Alemanha. Licenciada pela Faculdade Claretiano, já lecionou na Emesp Tom Jobim e desde 2014 é professora no programa Guri Santa Marcelina. É fagotista da Orquestra do Theatro São Pedro desde 2012 e do Quinteto Novos Ventos desde 2016.
Trompas
Isaque Elias
Chefe de naipe
Isaque Elias

Isaque Elias

Iniciou seus estudos musicais na Igreja aos 8 anos e desde então descobriu sua paixão na música. Passou pelo Guri Santa Marcelina, onde estudou trompa com o professor Rafael Nascimento; Emesp Tom Jobim, sob orientação do professor Nikolay Genov, e participou de grupos jovens, como Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Em 2016, ingressou na Orquestra Experimental de Repertório e participou da 46° à 50° Edições do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Em 2018, teve a oportunidade de fazer parte da Academia da Osesp, tendo aulas com o professor Luiz Garcia. Desde outubro de 2018, é chefe de naipe da Orquestra do Theatro São Pedro e em 2019 integrou-se ao Quinteto Novos Ventos.
Trompas
Moises Henrique Alves
Solista
Moises Henrique Alves

Moises Henrique Alves

Iniciou seus estudos aos 12 anos na cidade de Ribeirão Preto/SP na igreja Assembleia de Deus com o professor Edgar Fernandes Ribeiro. Aos 15 anos ingressou no Conservatório Dramático de Tatuí com orientação dos professores Joel Pereira e Joaquim das Dores. De 2011 até 2016 fez parte da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto na qual participou de óperas como: La Bohème, Pagliacci, entre outras. Em 2017 mudou-se para São Paulo afim de aprimorar seus estudos, ingressou no Instituto Baccarelli tendo aulas com o professor Mario Rocha e participando da Orquestra Sinfônica Heliópolis. Em 2018 ingressou na Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, participando como trompista solo na gravação do CD: A Quinta Sinfonia de Gustav Mahler. No ano de 2019 ingressou na Academia de Música da Osesp sob orientação do professor Luiz Garcia. Em abril de 2019 ingressou como músico solista na Orquestra do Theatro São Pedro.
Trompetes
Fabio Simão
Chefe de naipe
Fabio Simão

Fabio Simão

Mestrando pela Universidade de São Paulo e bacharel em trompete pela Faculdade Santa Marcelina, complementou seus estudos em cursos e masterclasses de trompete e música contemporânea com professores da Berliner Staatsoper, NDR Elbphilharmonie Orchestra, Lucerne Festival Orchestra, Ensemble Modern, dentre outros. Convidado a integrar a temporada de estreia da Babylon Orchester Berlin (Berlim, 2019) é também membro fundador do ViBrasSom (quinteto de metais), FUNfarra (quinteto de trompetes e acordeón), IN Ensemble (trio de música contemporânea) e Ato em Camerata (coletivo de performers e compositores). Desde 2010 é primeiro trompete na Orquestra do Theatro São Pedro.
Trompetes
Danilo Henrique Oliveira
Solista
Danilo Henrique Oliveira

Danilo Henrique Oliveira

Iniciou seus estudos musicais aos 10 anos com o trompetista da Osesp Marcelo Lopes na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Prosseguiu cursando bacharelado em trompete com Edilson Nery na FMU-FAAM, e após a conclusão foi aceito na Academia Orquestral da OSESP, onde por 2 anos foi aluno de Gilberto Siqueira. Tendo sido bolsista dos principais festivais de música do Brasil, recebeu os prêmios Ayrton Pinto em 2010 em Campos do Jordão, e Leverhulme Trust Award em 2011 em Londres, Reino Unido. Hoje, mestre em performance pela Royal Academy of Music de Londres, integra desde 2018 a Orquestra do Theatro São Pedro.
Trombones
Agnaldo Gonçalves
Chefe de naipe
Agnaldo Gonçalves

Agnaldo Gonçalves

Iniciou seus estudos de música aos 8 anos de idade na igreja e aos 13 começou a estudar trombone na Casa da Música de Diadema com o professor Mesaque A. da Silva. Bacharel em música pela ECA - USP na classe do professor Donizeti Fonseca, também fez parte da Academia de Música da Osesp, sob orientação do professor Darcio Gianelli. Em sua formação também teve aulas com os professores Gilberto Gianelli, Carlos Freitas e Marcos Sadao. Participou dos principais festivais de música do país onde teve aulas com Darrin Milling, Radegundis Feitosa e Wagner Polistchuk.  Chefe de naipe da Orquestra do Theatro São Pedro desde a sua fundação em 2010, também atua como arranjador e faz parte do Quinteto Brassuka.
Trombones
Luana Maele
Chefe de naipe
Luana Maele

Luana Maele

Luana Maele teve seu primeiro contato com a música aos 13 anos na Orquestra de Metais Lyra de Tatuí, onde se apresentou pela Europa e Brasil. Estudou no Conservatório de Tatuí e na escola de música Emesp Tom Jobim. Em 2013 foi premiada com uma bolsa de estudos pela Mozarteum Brasileiro para participar do Collegium Musicum (festival de música em Pommersfelden na Alemanha). Luana foi integrante dos grupos jovens, Banda Jovem e Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro e violinista Cláudio Cruz, lá participou de turnês com o grupo pela Europa e EUA. Em 2017 ingressou na academia de Música da OSESP, onde foi orientada por Fernando Chipoletti. Foi vencedora do 2° concurso de solistas do Projeto Bone. Como musicista convidada, Luana se apresentou com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica da Usp (OSUSP), Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) entre outras. Atualmente é integrante e cofundadora do Quinteto Olympéa.
Trombones
Marcos Alex
Solista
Marcos Alex

Marcos Alex

Natural de Fortaleza, Ceará, graduado pela Faculdade Cantareira. Iniciou seus estudos de trombone no Instituto Baccarelli, sob a orientação de Donizeti Fonseca. Em 2009 ingressou a Orquestra Sinfônica Heliópolis onde participou do Festival de Música em Bonn (Alemanha) em uma turnê pela Europa, passando também por Inglaterra e Holanda. Atuou como músico convidado em orquestras como: Osesp, Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. No âmbito popular já atuou com grandes nomes da MPB: Paula Lima, Toquinho, Moraes Moreira, Ivan Lins e João Bosco. E de gravações com Edinho Santa Cruz e trilhas sonoras. Em 2013 participou do grupo de metais da OSESP ministrado por Marcos dos Anjos. Participou de festivais como: Beethoven Festival (Alemanha) com a Sinfônica de Heliópolis, Festival Música nas Montanhas, Festival de Música de Campos do Jordão e recentemente da Orquestra das Américas. Em 2014 Passou a ter aulas de trombone com Darcio Gianelli. Lecionou aulas de trombone iniciante no Instituto Baccarelli onde participava da Orquestra Sinfônica Heliópolis sob a batuta de Isaac Karabtchevsky. Recentemente foi semifinalista do programa Prelúdio. Foi aluno da Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo no ano de 2016 a 2018, onde continuou sob a orientação de Darcio Gianelli (1º trombone da Osesp). No mesmo ano em que se formou pela academia da Osesp, foi selecionado para participar da Orquestra das Américas. Desde 2018 é trombone solista da Orquestra do Theatro São Pedro.
Harpa
Rafaela Lopes
Chefe de naipe
Rafaela Lopes

Rafaela Lopes

Iniciou seus estudos em harpa aos 9 anos, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde realizou o curso Básico, Técnico e Graduação com a professora Wanda Eichbauer. Atuou junto às principais orquestras brasileiras e internacionais, como harpista convidada, sob a regência de Isaac Karabtchevsky, Kurt Masur, Roberto Minczuk, Henrique Morelembaum, Karl Martin, Lígia Amadio, Ira Levin, John Neschling, David Gimenez Carreras, Francisco Valero-Terribas e Gijs Leenaars. Participa também como camerista e solista convidada, em diversos grupos se apresentando pelo país. Atualmente, é harpista solista da Orquestra do Theatro São Pedro em São Paulo.
Tímpanos
Rubens de Oliveira
Chefe de naipe
Rubens de Oliveira

Rubens de Oliveira

É timpanista e chefe do naipe de percussão da Orquestra do Theatro São Pedro desde sua fundação, em 2010. Bacharel em instrumento (percussão) pela Universidade de São Paulo sob orientação de Ricardo Bologna e mestre em música (performance musical) pela Universidade Federal de Minas Gerais sob orientação de Fernando Rocha. Estudou percussão popular e bateria na Emesp com Ari Colares e Zé Carlos da Silva respectivamente. Na Escola Municipal de Música de São Paulo estudou com Elizabeth del Grande. Integra os grupos Ôctôctô e Circo Enxame. Entre música de concerto e popular já gravou mais de 12 CDs e viajou se apresentando por diversos países da Europa e América.
Percussão
Rodrigo Cleto
Solista
Rodrigo Cleto

Rodrigo Cleto

Rodrigo Cleto iniciou os seus estudos no Projeto Música nas Escolas, em Barra Mansa. Atualmente é Bacharel em Percussão pela UNESP e Percussionista Solista na Orquestra do Theatro São Pedro. Foi premiado com o 1º lugar no Concurso Jovens Solistas da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo em 2016 e participou do Concurso Prelúdio da TV Cultura, em 2018, onde competiu até às semifinais. Foi músico convidado na Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Maggio Musicale (Itália), Orquestra Vila Lobos de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Santo André. Como solista já se apresentou à frente da Orquestra Acadêmica da UNESP, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra do Festival de Verão Collegium Musicum (Alemanha), Orquestra Mozarteum Brasileiro, entre outras. Já ministrou Master Classes e Workshops como o 1º Workshop de Férias em Pereira Barreto, Virtua Workshop da Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras e o 3º LAMUSOM, e já foi convidado a fazer recitais solo em Barra Mansa, Concierto en Casa de A442 Red Internacional de vibrafonistas e marimbistas e Theatro São Pedro. Foi integrante do Grupo PIAP e do Quarteto À4. É endorser ADAMS pela Philharmonie Brasil.
Ver todos


MAPA DO SITE
  • Theatro São Pedro
    • Quem somos
    • História
    • Facilidades
    • Como Chegar
    • Estrutura
    • Modelo de Gestão por OS
    • Transparência
    • Perguntas Frequentes
  • Orquestra
  • Academia de Ópera
  • Orquestra Jovem
  • Apoie o Theatro São Pedro
  • Seu evento no Theatro
  • Parceiros
  • Programação
  • Notícias
  • Fale conosco
    • Serviço de Atendimento ao Usuário
    • Canal Direto
    • Trabalhe Conosco | Processo Seletivo
  • Ouvidoria
Theatro São Paulo 2025 © Todos os direitos reservados
Hous
Ouvidoria Transparência SIC
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.