Concerto apresentará peças da segunda metade do século XIX nos dias 5 e 7 de julho
O argentino Javier Logioia Orbe assume a batuta à frente do próximo concerto da Orquestra do Theatro São Pedro. Com mais de 25 anos de carreira, Logioia Orbe já esteve no comando de importantes orquestras, como as sinfônicas de Mendoza, Córdoba e Rosário, e as filarmônicas de Buenos Aires e de Montevidéu. Sob a regência de Logioia, a orquestra se apresenta sexta-feira (05/07), às 20h30, e domingo (07/07), às 17h, no Theatro São Pedro, equipamento da Secretaria de Estado da Cultura.
Para os concertos, foram escolhidas obras significativas do repertório sinfônico da segunda metade do século XIX. Scheherazade, de Nikolai Rimsky-Korsakov (1844 – 1908), é uma peça da segunda metade do século XIX, baseada no livro As Mil e Uma Noites. A obra mistura traços da música russa, terra natal de Rimsky-Korsakov, e do oriente.
A segunda parte do concerto apresentará excertos de um dos maiores clássicos do balett internacional, O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky (1840 – 1893). O ballet, inclusive, é uma área de profundo interesse de Logioia Orbe, que já dirigiu companhias como o Ballet do Teatro Colón de Buenos Aires, Ballet do Teatro Argentino de La Plata, Companhia Cisne Negro, Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, entre outras.
Javier Logioia Orbe
Flautista, violoncelista e regente argentino, foi aluno de Pedro Ignacio Calderón e de Guillermo Scarabino. Formou-se no Conservatório Nacional de Música, Instituto Superior de Artes do Teatro Colón de Buenos Aires, Academia de Jovens Regentes (Washington, USA) e Academia de Música de Viena.
Em 25 anos de carreira, foi regente titular das orquestras sinfônicas de Mendoza, Córdoba e Rosário, da Orquestra Filarmônica de Buenos Aires, Orquestra Estável do Teatro Argentino de La Plata, Orquestra Sinfônica da Universidade de Concepción (Chile) e da Orquestra Filarmônica de Montevidéu (Uruguai), onde realizou pela primeira vez o ciclo completo das sinfonias de G. Mahler, por ocasião do centenário de morte do compositor austríaco. Além disso, é regularmente convidado como regente da Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, entre outras. Foi assistente de Yehudi Menuhin, Zubin Mehta, Jean Fournet e Valery Gergiev, entre outros. Acompanhou a Orquestra Filarmônica de Buenos Aires em três turnês europeias pela França, Holanda, Suíça, Bélgica, Alemanha, Áustria, Inglaterra, Espanha e Grécia.
Na música sinfônica, seu repertório inclui os ciclos de sinfonias de Beethoven, Schubert, Schumann, Mendelssohn, Brahms, Rachmaninoff, Guy Ropartz, Sibelius, Bruckner, Tchaikowsky, Prokofiev e Mahler. No campo do ballet, dirigiu companhias como o Ballet do Teatro Colón de Buenos Aires, Ballet do Teatro Argentino de La Plata, Companhia Cisne Negro, Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ballet de Montecarlo, Ballet de Lyon, Ballet do Teatro Nacional de Varsóvia, Ballet do Teatro Bolshoi de Moscou, Ballet do Teatro Marinsky de São Petersburgo, entre inúmeras outras. No repertório lírico, dirigiu óperas como Tosca, Stiffelio, Roméo et Juliette, Madama Butterfly, La Bohème, Il Trittico, Don Pasquale, L’occasione fa il ladro, Nabucco, Attila, The Consul, Belisario, Falstaff, Der Freischütz, MacBeth, Norma e Evgeny Oneguin.
Dentre seus próximos compromissos destacam-se A Sagração da Primavera, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Don Quixote e Cinderelle,no Teatro Colón de Buenos Aires, além de Nabucco e Roméo et Juliette, em 2014.
Programa
NIKOLAI RIMSKY-KORSAKOV
Scheherazade, op. 350
Ariel Sanches, violino
PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY
Suíte de O Lago dos Cisnes, opus 20
Atto I
N0 1 Allegro giusto
N0 2 Tempo di Valse
Atto II
N0 10 Scéne – moderato
N0 13 IV Allegro moderato (Pas de quatre)
V Pas D’Action – andante
Atto IV
N0 26 Scéne – Allegro non troppo
N0 27 Danse des petits cygnes – moderato
N0 28 Scéne – Allegro agitato
N0 29 Scéne Final
andante – allegro agitato – Alla breve – Moderato e maestoso
Serviço
Orquestra do Theatro São Pedro
Theatro São Pedro
Regência: Javier Logioia Orbe
Ariel Sanches, violino
Sexta-feira (05/07), às 20h30 e domingo (07/07), às 17h, no Theatro São Pedro
Rua Albuquerque Lins, 207 – São Paulo – SP
Metrô Marechal Deodoro
Tel. (11) 3667-0499
Capacidade: 636 lugares
Duração: 90 minutos
www.theatrosaopedro.org.br
Ingressos:
Preços: R$ 30,00 (Inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada)
Descontos
Estudantes, aposentados, pessoas acima dos 60 anos e professores da rede pública estadual, devidamente identificados, têm desconto de 50% nas assinaturas.
Bilheteria: terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h. Em dia de evento noturno, até o início do espetáculo.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.