saopaulo.sp.gov.br
|
Cidadão SP
       
/goversp
Cultura e
Economia Criativa
Compartilhe este evento
Notícia
Homenagem a Almeida Prado

Apresentação

Nascido em Santos-SP no dia 08 de fevereiro de 1943, José Resende de Almeida Prado estudou composição com Camargo Guarnieri, harmonia e contraponto com Osvaldo Lacerda. Graças ao Primeiro Lugar conquistado com a obra “Pequenos funerais cantantes” (Poemas de Hilda Hilst)- no Concurso Internacional da Guanabara realizado em 1969, recebeu a Bolsa de estudos para estudar em Paris, de 1969 a 1973 com os Mestres Olivier Messiaen, Nadia Boulanger e Annette Dieudoneé. Almeida Prado faleceu no dia 21 de novembro de 2010 e foi velado no Teatro São Pedro.
Sua produção soma mais de 613 obras, grande parte foi editada na Alemanha pela Editora Tonos Musik Verlag -Darmstadt, e também pela Academia Brasileira de Música e o CDMC de Campinas.

Esse concerto/homenagem originou-se de um encontro entre eu e a pianista Sonia Rubinsky em setembro de 2014, e teve a aprovação e apoio do Regente titular e Diretor Artístico do Teatro São Pedro, Luiz Fernando Malheiro.
Rafael Cesario

Sonia Rubinsky | piano

Elogiada por Arthur Rubinstein e Murray Perahia, Sonia começou sua carreira no Brasil, seu país natal. Estudou 7 anos em Israel (Rubin Academy), posteriormente em Nova York, cidade onde, em 1984, recebeu o 1o. Prêmio do concurso Artists International de New York e o título de Doctor of Musical Arts pela Juilliard School. Atualmente, reside em Paris. Recitalista nas grandes salas de concerto nova-iorquinas como Carnegie Hall, Weill Recital Hall, Alice Tully Hall, Merkin Hall e Miller Theatre, tem se apresentado nos EUA, Israel, Europa e Brasil. Já se apresentou com a OSESP, Orquestra de St. Luke’s, OSB, Sinfônica de Jerusalém, OFMG, entre outras. Sonia Rubinsky foi vencedora do Grammy Latino 2009 de Melhor Álbum de Música Clássica com o 8o. Volume da integral da obra para piano de Heitor Villa-Lobos, selo Naxos, (1994-2007, USA Canadá, França). Em 2006, recebeu o Prêmio Carlos Gomes na categoria Pianista do Ano, e, em 2009 e 2012, como Instrumentista do Ano. Nomeada por Murray Perahia como artista-residente no Edward Aldwell Center em Jerusalém, ministra regularmente masterclasses neste centro.

Rafael Cesario | violoncelo

Bacharel em violoncelo pela Faculdade Santa Marcelina, atualmente mestrando na USP. Bacharel em violoncelo pela Faculdade Santa Marcelina, atualmente mestrando na USP. 1º lugar no XII concurso nacional de cordas Paulo Bosísio em Juiz de Fora – MG, 2º lugar no concurso de música de câmara Pré-estreia da TV Cultura 2011 com Trio Atlântica e melhor Intérprete de Musica Brasileira no Concurso internacional de Violoncelo RICE-RJ.Solista frente as Orquestras do Teatro São Pedro – SP, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, Orquestra acadêmica de São Paulo, Camerata Fukuda entre outras.Musico convidado em concertos com OSESP, OSUSP, 1 violoncelo na Orquestra do Mato Grosso e membro da Orquestra do Teatro São Pedro.

homenagem-a-almeida-prado
Theatro São Paulo 2021 © Todos os direitos reservados