saopaulo.sp.gov.br
|
Cidadão SP
       
/goversp
Cultura e
Economia Criativa
Compartilhe este evento
Notícia
Entrevista: Gabriel Villela, figurinista

O premiado cenógrafo, figurinista e diretor teatral Gabriel Villela assina os figurinos da nossa próxima ópera, O Senhor Brushcino. A estreia do espetáculo é no dia 03/12 (sexta-feira), a partir das 20h e hoje a gente veio mostrar um pouco desses figurinos incríveis para vocês!

Villela é reconhecido por ter uma teatralidade energética, que dialoga de maneira próxima com o imaginário brasileiro, e isso se reflete também em seus figurinos.

Ele conta que, para os figurinos, escolheu brincar com linhas mais sinuosas com os atores, já que o cenário apresenta linhas mais retas. Em seu processo criativo, Gabriel costuma estudar a estrutura dos personagens e, por isso, nesse caso buscou também inspiração no romantismo e no lado mais lúdico da obra.

Villela acredita que os figurinos são antropológicos, eles contam um tempo, uma era. “O nosso figurino é muito pouco convencional, ele não conta a fábula através de roupas contemporâneas. Tem até mesmo algumas peças que, de certa forma, constrangem o momento do romantismo como, por exemplo, as golas. Elas são de um momento elisabetano, do período renascentista”, afirma.

O cenógrafo lembra que O Senhor Bruschino é uma ópera que tem uma caraterística que se relaciona muito com o teatro: a estrutura farsesca. “É uma música muito alegre e inspirada e, além disso, o libreto é muito bonito, é um prazer ler o que eles estão cantando. O diretor cênico, Caetano Vilela, criou uma estrutura muito gostosa em que o elenco também confabula com a plateia”, destaca.

Quer assistir de perto? A temporada acontece nos dias 3, 4, 5, 8, 9, 10, 11 e 12 de dezembro, quarta a sábado, às 20h, e domingo, às 17h. Teremos também um Ensaio Geral aberto ao público e gratuito no dia 2 de dezembro (quinta-feira), a partir das 19h. Os ingressos estão disponíveis na nossa bilheteria digital (link na bio ou no site do Theatro São Pedro).

Confira aqui a página da Ópera:

Theatro São Paulo 2021 © Todos os direitos reservados