saopaulo.sp.gov.br
|
Cidadão SP
       
/goversp
Cultura e
Economia Criativa
Compartilhe este evento
Notícia
Diretor da revista italiana “l’opera” dá palestra no Theatro São Pedro

No dia 17 de março de 2013 às 11h00 o jornalista italiano Sabino Lenoci dá uma palestra no Theatro São Pedro, equipamento do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, sobre a “Carreira do Cantor Lírico”. O evento faz parte das atividades da Academia de Ópera do Theatro São Pedro, e terá na plateia os alunos da Turma 2013 da Academia, além do público interessado, que não precisa de inscrição prévia para assistir à palestra.

Jornalista e crítico musical, Sabino Lenoci  fundou em 1986, junto a Giorgio Banti, a revista mensal “L’Opera”, que logo adquiriu enorme prestígio dentro do cenário musical internacional, estabelecendo-se como líder na informação e crítica musical da ópera em todo o mundo. A grande experiência leva Sabino Lenoci  a trabalhar como consultor artístico em inúmeros projetos, como por exemplo as redes italianas de TV Mediaset e RAI. Entre 1994 e 1996 foi o responsável pela seção “Musica di Tele+3” onde criou o programa semanal “Scena e Retroscena”. Em 2000, sempre em parceria com Giorgio Banti, criou a revista “Musical”, primeira publicação europeia dedicada ao teatro musical. Em 2000, criou o “L’Opera Award”, que logo transformou-se no evento musical mais esperado da temporada lírica europeia. Em 2003, lançou o prêmio “Musical Award”. Desde 2008 colabora com a RAI e com o conhecido apresentador Pippo Baudo, e é consultor de vários programas dedicados à ópera, como  “Serata d’Onore – Lirica” e “Domenica In”.  Desde março de 2010 Lenoci  é o responsável pela programação à bordo dos dois canais dedicados à ópera e ao musical, respectivamente, em todas as aeronaves da companhia aérea italiana Alitalia em seus voos nacionais e internacionais. Convidado frequente em praticamente todos os mais importantes concursos de canto lírico na Itália e no exterior, nos últimos anos continuou a dividir-se entre a direção das revistas e a docência em instituições musicais, como a “Accademia del Teatro Alla Scala” de Milão, o “Liceo Musicale Licos” de Pavia e a “Accademia Verdiana” de Busseto. Sabino Lenoci  é também Diretor Artìstico do “Festival e Concurso Lírico Spiros Argiris” de Sarzana e do “Festival di Musica” de Sarzana, Lerici e Pietrasanta, bem como Diretor Artístico da “Accademia Lariana di perfezionamento di giovani musicisti – Antonio Ghislanzoni” de Abbadia Lariana – Lecco. É presidente da comissão do renomado “Concorso Marcello Giordani” e Diretor Artístico da Marcello Giordani Foundation de New York, instituição esta que visa promoção e incentivo a jovens cantores líricos de todo o mundo. É ainda criador da “Opera Promotion”, uma associação cultural para a promoção de eventos musicais em todo o mundo através de masterclasses, recitais, projetos didáticos em escolas, produções operísticas com jovens cantores e com os grandes nomes da lírica internacional.

Academia de Ópera do Theatro São Pedro foi criada para ajudar a preencher uma lacuna na formação dos cantores líricos brasileiros, que ao longo do ano terão a oportunidade de participar de aulas, masterclasses, laboratórios e palestras com professores convidados e artistas da Temporada 2013 do Theatro São Pedro, sendo orientados com relação a estilo, interpretação cênica e musical. Dentre os artistas com os quais trabalharão estão Davide Garattini (Itália), Bruno Praticò (Itália), Marco Boemi (Itália), Lívia Sabag, Steven Mercurio (EUA), Annick Massi (França), Stefano Patarino (Itália), Stefano Vizioli (Itália), Mietta Sighele (Itália), Paulo Ésper, Mauro Wrona, Juremir Vieira, Graciela Araya (Chile), Marcos Fecchio, Carlos Morejano e Emiliano Patarra. Além disso, os 18 cantores farão ensaios regulares dedicados exclusivamente à aplicação do conteúdo estudado, com a Orquestra do Theatro São Pedro e poderão ser convidados a integrar os elencos jovens das óperas da temporada. Através de um convênio assinado com o Conservatório F. Venezze de Rovigo – Itália, os alunos terão a oportunidade de ter um acompanhamento continuado por parte do soprano italiano Luísa Giannini, responsável pela preparação técnico-vocal dos alunos, além de ter a possibilidade de prosseguir seus estudos dentro desta renomada instituição de estudo italiana.

SERVIÇO

Palestra de Sabino Lenoci, diretor da revista italiana “L’Opera”

Domingo, dia 17 de março de 2013 às 11h00

Theatro São Pedro

Entrada franca

Theatro São Pedro

Rua Albuquerque Lins, 207

São Paulo – Metrô Marechal Deodoro

T 11 3667.0499

636 lugares

www.theatrosaopedro.org.br

Theatro São Paulo 2021 © Todos os direitos reservados