Hoje eu quero apresentar para vocês uma das musicistas da nossa Orquestra do Thetro São Pedro, a Rafaela Lopes. Ela toca um instrumento lindo e muitas vezes inusitado nos dias atuais: a harpa, um dos instrumentos mais antigos de corda dedilhada. As ilustrações sobreviventes do uso da harpa na antiguidade remontam ao Oriente Médio e Egito por volta do ano 3000 a.C, sabia? Um instrumento que carrega muita história!
Confere aqui um pouco do papo com a artista. Logo mais a entrevista completa estará disponível no nosso site. A harpista entrou para a Escola de Música da UFRJ com 5 anos e, quando ouviu a harpa, foi amor à primeira vista.
Quando você decidiu que seria uma musicista profissional?
Eu cantava no coral infantil da UFRJ e participei de diversas óperas no Theatro Municipal do RJ. Quando via a harpa tocando no fosso e aquele ambiente dos ensaios, eu não tive dúvida de que era aquilo que queria para minha vida.
E como é tocar harpa hoje em dia? Ela desperta curiosidade nas pessoas?
Tocar harpa é maravilhoso, eu amo o que faço e me dedico muito. Sim, a harpa é um instrumento com uma sonoridade peculiar, eu brinco que ela dá o perfume à Orquestra. Além do formato que chama atenção e desperta a curiosidade nas pessoas. Sempre me perguntam sobre os pedais, as cordas, como se toca.
Você tem alguma música preferida?
As Danças Sacras e Profanas de Claude Debussy. É uma joia!
E como foi o seu ingresso na Orquestra do Theatro São Pedro?
Foi um marco na minha vida, praticamente minha mudança de “estudante para profissional “. Estava morando no RJ e tocava na Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem quando fiz a prova. Passei e me mudei de vez pra SP.
Qual a importância, para um músico profissional, de estar em uma Orquestra?
Acredito que tocar em uma Orquestra é uma experiência benéfica para o desenvolvimento do músico em qualquer lugar do mundo. Porém, para a carreira, deve-se incluir outras práticas como dar aulas, tocar em grupos de câmara, tocar ópera, música sinfônica e variados gêneros musicais, buscando assim a versatilidade.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.