saopaulo.sp.gov.br
|
Cidadão SP
       
/goversp
Cultura e
Economia Criativa
Compartilhe este evento
Notícia
Bastidores do Teatro: Ensaios

Quer saber como funcionam os ensaios da Orquestra do Theatro São Pedro?

Hoje vamos falar por aqui sobre um dos temas mais pedidos por vocês: Como são os ensaios da Orquestra? Para nos ajudar a descobrir esse mistério, contei com o nosso violinista Jonathan Cardoso. @jonathansemitom

Ele falou sobre esse processo dos bastidores e você confere uma parte da entrevista por aqui.

Ela estará disponível completa no nosso site.

O músico destaca que a organização dos ensaios muda de acordo com a complexidade que o programa exige, a duração do espetáculo e a relação que a orquestra tem com essas obras.

Alguns espetáculos levam mais de um mês de preparação, outros, umas duas semanas e, se forem peças que já fazem parte do repertório da orquestra, o resultado normalmente é mais rápido.

A direção artística estabelece junto com a Orquestra o número de ensaio necessários.

1. É diferente ensaiar para uma ópera e para um concerto?

Sim, a diferença se dá na demanda de trabalho e organização de cada processo. Para a preparação de uma ópera nós temos um número maior de ensaios.

Não só pelo fato de as montagens operísticas serem, geralmente, maiores em sua duração temporal, mas, principalmente, pela complexidade de organizar a junção de todas as partes envolvidas.

Em um concerto, a construção se baseia na relação entre maestro, orquestra e solista. Já no processo de montagem de uma ópera essa relação é ampliada à cena que é desenvolvida no palco e, para isso, a atenção da orquestra também é importante, já que toda a montagem é baseada na música.

2. Você também costuma ensaiar em casa?

Sim, o preparo do repertório e o estudo diário do instrumento são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho na Orquestra. É comum estarmos ensaiando uma programação com o grupo e, paralelo a isso, preparando em casa o próximo programa.

3. Os ensaios já começam com todos os músicos reunidos ou vocês se dividem pelos instrumentos/naipes?

Não é uma regra, mas muitas vezes nos reunimos em naipes antes do primeiro ensaio para organizar ideias e ajustes específicos de cada instrumento. Essa demanda é estabelecida pelos chefes de cada naipe.

Theatro São Paulo 2021 © Todos os direitos reservados