Nesta segunda-feira, o Música ao Meio-Dia apresenta repertório de resistência e de luta. Com os violinos Jonathan Cardoso e Lemuel Codeiro, Francisco Lopes na viola e Camila Hessel no violoncelo, o conjunto Música Brasileira interpreta Heitor Villa-Lobos e Alberto Nepomuceno.
Expoentes no repensar da musicalidade brasileira, ambos os compositores deram início ao período moderno da música nacional, momento em que intelectuais brasileiros se ocupavam de discussões sobre a identidade do país. Alberto, que em 1895 declarou guerra contra a hegemonia estilística europeia em seu concerto histórico no Instituto Nacional de Música, é considerado o pai do nacionalismo erudito no Brasil. Não menos ousado, Heitor Villa-Lobos foi o responsável pela criação do que hoje considera-se a linguagem musical tipicamente brasileira. Compôs obras com os elementos de canções populares, indígenas nacionais e nuances regionais.
Programa:
ALBERTO NEPOMUCENO
Quarteto de cordas n° 1
I. Allegro agitato
II. Andante
III. Scherzo
IV. Allegro spirituoso
HEITOR VILLA-LOBOS
Quarteto n° 1, op. 50
Cantilena – Andante
Brincadeira – Allegretto scherzando
Canto lírico – Moderato
Cançoneta – Andante, quase moderato
Melancolia – Lento
Saltando como um Saci – Allegro
Serviço:
MÚSICA AO MEIO-DIA
Música Brasileira
Jonathan Cardoso, violino I
Lemuel Cordeiro, violino II
Francisco Darling Lopes, viola
Camila Hessel, violoncelo
Segunda-feira, às 12h, no saguão do Theatro São Pedro
Rua Dr. Albuquerque Lins, 207 – São Paulo – SP
Metrô Marechal Deodoro
Tel. (11) 3667-0499
Entrada gratuita
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.