O que os compositores Heitor Villa-Lobos, Claude Debussy e Luciano Berio tem em comum? A resposta está no Música ao Meio-Dia desta segunda-feira, 16 de setembro. Um grupo de sopro, percussão, cordas e voz interpretará obras dos mestres do modernismo e experimentalismo.
Influenciado pelo brasileiro Villa-Lobos, Debussy foi notável por suas composições vanguardistas. Principal nome do impressionismo moderno, o compositor francês deixou extensa obra que, até hoje, permanece como referência no estudo de novas técnicas de harmonia e cadências rítmicas.
Luciano Berio sempre utilizou a voz como o instrumento mais primitivo e humano. Assovios, diálogos, distorções eletrônicas do canto e estalos com língua e lábios podem ser encontrados frequentemente em suas partituras.Nesse grupo de Canções Folclóricas das maias diversas tradições musicais harmonizadas por Berio, poderemos conhecer um Berio diferente mas sempre inovador.
Não menos vanguardista, Heitor Villa-Lobos foi o responsável pela criação da linguagem musical tipicamente brasileira e um dos maiores expoentes do movimento modernista. Compôs obras com os elementos de canções populares, indígenas nacionais e nuances regionais.
Joyce de Souza, mezzo-soprano
Rafaela Lopes, harpa
Daniel Oliveira, clarinete
Marco André dos Santos, flauta
Gabriel Marin, viola
Rafael Cesário, violoncelo
Rubens de Oliveira e Davi Lira, percussão
Programa:
HEITOR VILLA-LOBOS
O canto do cisne negro
ARNOLD BAX
Elegiac Trio
LUCIANO BERIO
Folk Songs
Black is the colour
I wonder as I Wander
Loosing Yelav
Rossingnolet du bois
A la femminisca
La Donna Ideale
Ballo
Motettu de Tristura
Malurous qu’o un fenno
Lo Fïolairé
Azerbaijan Love Song – Qalalıyam
Serviço:
Música Ao Meio-Dia
Segunda-feira, 02/09, às 12h
Theatro São Pedro
Rua Dr. Albuquerque Lins, 207
Grátis
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.