Turandot e Gianni Schicchi
DOBRADINHA DE ÓPERAS! O Theatro São Pedro apresenta, em sua temporada lírica, um programa duplo com as óperas Turandot, de Ferruccio Busoni, e Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini. O espetáculo conta com a direção musical de Ira Levin, que rege a Orquestra do Theatro São Pedro, e direção cênica de Alexandre Dal Farra.
As récitas acontecem nos dias 02, 04, 07, 09 e 11 de agosto, quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 17h. O Ensaio Aberto será no dia 31 de julho (quarta-feira), às 19h. Os ingressos custam de R$ 40 (meia) a R$ 120 (inteira) e podem ser adquiridos na bilheteria digital. A retirada de ingressos para o ensaio aberto estará disponível 24 horas antes da récita.
“2024 é o centenário de morte dos dois grandes compositores toscanos, Puccini e Busoni”, destaca o maestro Ira Levin, que considera oportuno apresentar Turandot e Gianni Schicchi em um mesmo programa. “Ambas as obras foram compostas ao mesmo tempo e partilham elementos da commedia dell’arte. O Turandot de Busoni é baseado diretamente na peça de Gozzi, na qual difere muito da obra-prima inacabada posterior de Puccini. Ironicamente, a maior obra de Busoni, a sua ópera Doktor Faust, também ficou incompleta quando da sua morte, em 1924, outro exemplo do destino que une esses dois génios muito diferentes”, diz Levin.
Composta em dois atos, a ópera tem libreto do próprio Ferruccio Busoni e é baseada na obra homônima de Carlo Gozzi. Filho de pai clarinetista italiano e mãe alemã pianista, Busoni sempre adorou temas mágicos e fantásticos. Em 1904, considerou a ideia de compor algo motivado pela fábula chinesa de Carlo Gozzi, do século 18, que conta a história da princesa Turandot, filha do imperador Altoum, da China, que, recusando-se a casar, propõe que os pretendentes devem pagar com a vida se não resolverem 3 enigmas.
Quase como se fossem testes preliminares, Busoni compôs a música incidental para a montagem teatral da história de Gozzi, que transformou numa suíte sinfônica no ano seguinte, 1905. Com o início da Grande Guerra, teve de mudar-se da conflagrada Berlim para a neutra Zurique. Naqueles quatro anos, compôs primeiro Arlecchino, mas o teatro local precisava de outra ópera curta para executar um programa encorpado. Rapidamente, escreveu o libreto em alemão baseado na peça de Gozzi e adaptou a música incidental de 1905, transformando-a numa ópera curta em dois atos que é a realização musical de seu célebre “Esboço de uma nova estética da música” (1907).
Dessa forma, a criação musical no teatro é concebida como um jogo em que a fantasia não conhece limites. E, para quem pensou na Turandot de Puccini, embebida de paixão e tragédia, melhor esquecer. Busoni acentua o lado fantástico e irônico das três máscaras: Truffaldino, Pantalone e Tartaglia, interpretados respectivamente por Daniel Umbelino (tenor), Gustavo Lassen (baixo) e Douglas Hahn (barítono). Por fim, a opção por exibir afinidades com uma música chinesa/árabe só aumenta o ambiente exótico e fabuloso da Turandot de Busoni.
A única ópera cômica de Puccini, Gianni Schicchi tem um ato, com libreto de Giovaccino Forzano. Em uma poderosa e hilária farsa sobre caças a heranças, Gianni Schicchi baseia-se num trecho do Canto XXX do Inferno, da Divina Comédia, de Dante Alighieri. Do Trittico (coleção de três óperas de um ato cada) de Puccini, Gianni Schicchi é a mais lembrada em montagens nas casas de ópera e nas galas de tenores em qualquer espaço, sejam estádios, salas de concerto ou na web, por causa da ária O mio babbino caro, uma das mais emblemáticas e populares do universo da ópera.
Orquestra do Theatro São Pedro
EQUIPE CRIATIVA
Ira Levin, direção musical
Alexandre Dal Farra, direção cênica
Duda Arruk, cenografia
Mirella Brandi, iluminação
Fábio Namatame, figurino
Tiça Camargo, visagismo
Fábio Bezuti, preparador vocal e dicção
Bruno Costa, preparador coral
ELENCO
Marly Montoni, Turandot e Nella
Raquel Paulin, A Rainha-Mãe de Samarkand e Lauretta
Juliana Taino, Adelma e La Ciesca
Nathália Serrano, Cantora e Zitta
Daniel Umbelino, Truffaldino e Rinuccio
Giovanni Tristacci, Kalaf e Gherardo
Douglas Hahn, Tartaglia e Marco
Rodrigo Esteves, Barak e Gianni Schicchi
Saulo Javan, Altoum e Simone
Gustavo Lassen, Pantalone e Betto
Ney Piacentini, Carrasco e Buoso Donati
Barbara Blasques, Gherardino
Isaque Oliveira, Ser Amantio di Nicolao
Ádamo, Spinelloccio
Andrey Mira, Pinellino
Pedro Côrtes, Guccio
FERRUCCIO BUSONI (1866-1924)
Turandot – 1h15’
[ópera em dois atos com libreto do compositor, baseada na obra homônima de Carlo Gozzi]
GIACOMO PUCCINI (1858-1924)
Gianni Schicchi – 50’
[ópera cômica em um ato, com libreto de Giovacchino Forzano]
[Melos Ediciones Musicales S.A.]
Récitas: 02, 04, 07, 09 e 11 de agosto
quartas e sextas-feiras, 20h; domingos, 17h
Ensaio Geral Aberto: 31 de julho, quarta-feira, 19h
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: Turandot/Gianni Schicchi no Theatro São Pedro – São Paulo | Fever (feverup.com)
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.