Confira abaixo o regulamento para as audições para a 3ª turma da Academia de Ópera – 2016.
ACADEMIA DE ÓPERA DO THEATRO SÃO PEDRO
Processo de seleção para a turma- 2016
Regulamento
1. O Theatro São Pedro selecionará, nos dias 19 e 21 de setembro de 2015, um grupo de 15 (quinze) cantores (com idade entre 18 a 32 anos), 02 (dois) pianistas colaboradores (com idade entre 18 a 28 anos) e 01 (um) regente/pianista (com idade entre 18 a 28 anos) que integrarão a 3ª turma da Academia de Ópera do Theatro São Pedro, por meio de uma audição no próprio teatro.
2. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 05 de agosto até o dia 05 de setembro de 2015, exclusivamente de forma online, por meio de formulário a ser preenchido eletronicamente, acompanhado de cópia de documento de identidade (RG e CPF ou CNH) e currículo artístico.
2.1. Após o envio da inscrição online, o candidato receberá em uma mensagem eletrônica no e- mail apresentado no Formulário de Inscrição entre um a três dias úteis, atestando que a inscrição foi efetivamente realizada. Caso não receba, entre em contato através do endereço eletrônico: academiadeopera@theatrosaopedro.org.br.
2.2. Encerradas as inscrições, realizar-se-á a análise curricular para convocação para audição.
2.3. No dia 11 de setembro, a lista final dos candidatos e o horário de cada grupo de participantes para participar da audição serão divulgados no site http://www.theatrosaopedro.org.br e os selecionados receberão um email confirmando a data e horário de sua audição.
2.4. Este e-mail deverá ser impresso, valendo como Protocolo de Seleção da fase de audição. Este protocolo deverá ser apresentado no momento da audição, acompanhado com documento de identidade.
3. As audições ocorrerão nos dias 19 e 21 de setembro, das 10h às 13h e a partir das 15h, no Theatro São Pedro, sito à Rua Albuquerque Lins, 207, – São Paulo, SP (Estação Marechal Deodoro do Metrô). O teatro fornecerá pianista acompanhador no momento da audição. Caso o candidato queira apresentar-se com seu próprio pianista, poderá fazê-lo, arcando com todas as despesas referentes à prestação de serviço do mesmo. Por favor, indique sua opção sobre pianista na ficha de inscrição.
4. Cada candidato deverá apresentar:
4.1. Cantores: 02 (duas) árias de ópera, em dois idiomas diferentes, em tonalidade original e de memória.
4.2. Pianistas Colaboradores: 01 (uma) ária de ópera, precedida por recitativo. A parte vocal deverá ser marcada com voz pelo candidato, ou seja, cantarolada.
4.3. Regente/Pianista: O candidato deverá acompanhar ao piano um cantor da Academia de Ópera na seguinte ária: “Il balen del suo sorriso – Il Trovatore – Verdi” (recitativo e ária). E, em seguida, reger dois cantores e um pianista, todos da Academia de Ópera, no dueto: “Ah Mimi, tu più non torni – La Bohème – Puccini” (introdução e dueto).
5. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e expressa aceitação das condições do processo de seleção estabelecidas neste instrumento, das quais não poderá alegar desconhecimento do Calendário de Atividades da Academia de Ópera, que acontecem regularmente todas as segundas, terças e quartas-feiras, nos períodos matutino e vespertino.
6. É assegurada a participação no processo seletivo a candidatos Portadores de Necessidades Especiais – PNE. Sendo selecionados, devem apresentar laudo médico atestando a espécie, o grau ou nível da deficiência. De acordo com a lei, os candidatos PNE serão submetidos a exame admissional a fim de ser apurada a categoria de sua deficiência e a compatibilidade com a Academia de Ópera do Theatro São Pedro.
7. Os candidatos selecionados participarão das atividades artísticas do Theatro de forma gratuita, ao longo do ano de 2016, sempre que houver disponibilidade de ingressos. As atividades pedagógicas ocorrerão sob a coordenação da Direção Artística do Theatro São Pedro e não terão custo financeiro para os alunos.
8. Os 15 (quinze) cantores, 02 (dois) pianistas colaboradores e 01 (um) regente/pianista participarão, ao longo do ano, de aulas e palestras com artistas da Temporada 2016 e convidados, abordando as diversas facetas inerentes à formação de um artista ágil e competitivo capaz de se inserir com gabarito no mercado profissional. Além disso, terão a oportunidade de participar de atividades regulares de ensaio com a Orquestra do Theatro São Pedro em sala de concerto.
9. A seleção para integrar a Academia de Ópera não garante aos jovens cantores/pianistas/regente a participação nas montagens da Temporada, embora seja esta também a intenção da Direção Artística do Teatro. Esta eventual contratação atenderá ao Regulamento de Compras e Contratações do Instituto Pensarte.
10. Na hipótese de participação nas produções e demais atividades artísticas, o aluno da Academia de Ópera receberá um cachê artístico, cujo valor deverá ser acertado individualmente, estando sujeito à quantidade de apresentações e às dimensões do papel em questão, bem como ao Regulamento de Compras e Contratações do Instituto Pensarte. No caso apresentações diretamente ligadas às atividades da Academia de Ópera, será elaborado um contrato específico para este fim, sem remuneração.
11. Ao final das atividades previstas para 2016, aos integrantes da 3ª turma da Academia de Ópera que obtiverem frequência superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades oferecidas será fornecido certificado de participação. Já o integrante que não obtiver frequência superior a 50% (cinquenta por cento) na contagem semestral, poderá ser excluído da participação das atividades da Academia. Por isso, todos deverão manter absoluta pontualidade, assiduidade e respeito durante todas as atividades oferecidas.
Todas as dúvidas poderão ser questionadas através do e-mail: academiadeopera@theatrosaopedro.org.br
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.