O Theatro São Pedro apresenta o Festival: Semana de Arte Moderna: passado, presente e futuro (1922-2022), com curadoria de Camila Fresca. Serão quatro dias repletos de atividades, com concertos, mesas e intervenções artísticas recuperando e debatendo o legado da Semana de Arte Moderna. Aproveite!
A programação completa está disponível no nosso site, clique aqui para conhecer. Os ingressos estão disponíveis na nossa bilheteria física e digital. Para Camila fresca, a principal ideia do Festival está refletida no título: Passado, Presente e Futuro.
"Queremos, de um lado, ver como a Semana olhou para o passado brasileiro e procurou construir uma ideia de Brasil, como ela causou um impacto na cultura brasileira e como ela até hoje vem ressoando. Como ela significou uma ideia de construção de um Brasil muito bonito, muito rico e que é discutido até hoje e que de certa forma até hoje a gente tenta construir", destaca a curadora.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO DIA 27/10
FALANDO DE MÚSICA / Desafios da carreira de intérprete na contemporaneidade
Camila Fresca, curadoria
Karin Fernandes, pianista
Data: 27 de outubro, quinta-feira, 17h30, Theatro São Pedro
Evento gratuito
CONCERTO 2: O piano brasileiro, do modernismo aos dias atuais
Camila Fresca, curadoria
Karin Fernandes, piano
HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
Rodante - 2’
A Lenda do Caboclo - 3’
FRANCISCO MIGNONE (1897-1986)
Estudos transcendentais - 3’30”
II. A morte de Anhanguera
III. A voz da floresta
ESTHER SCLIAR (1926-1978)
Sonata para piano - 15’
MARISA REZENDE (1944)
Contrastes - 6’
LINA PIRES DE CAMPOS (1918-2003)
Valsa nº 2 - 5’
ALMEIDA PRADO (1943-2010)
Cartas celestes nº 18 "O céu de Macunaíma" - 12’
Concerto: 27 de outubro, quinta-feira 19h-19h50, Theatro São Pedro
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA:
Camila Fresca, curadoria
Data: 27 de outubro, quinta-feira 20h-20h15, Theatro São Pedro
Evento gratuito
CONCERTO 3: Vertentes canção brasileira pós-modernismo
Camila Fresca, curadoria
Caroline De Comi, soprano
Mauricio De Bonis, piano
GEORGE OLIVIER TONI (1926-2017)
Recitativo cinco com seis notas, para voz solo (2006)
[sobre versos da Canção do Exílio de Gonçalves Dias]
MAURICIO DE BONIS
Rivedrai, para soprano solo [*primeira audição mundial]
[poema de Eugenio Montale]
Longa Caminhada, para soprano e piano [*primeira audição mundial]
[poema de Gennadi Aigui]
GEORGE OLIVIER TONI (1926-2017)
Canções Brejeiras, para canto e piano (1952-1954)
I. Eu bem sei (autor anônimo)
II. Chora morena (texto popular de Cananéia)
III. Trova (texto de Belmiro Braga)
IV. Canção Evocativa (texto popular afro-brasileiro citado por Sílvio Romero)
GILBERTO MENDES (1922-2016)
Amplitude
[1999, poema de Alberto Martins]
Felicidade II
[1952, poema de Raul de Leoni]
poeminha poemeto poemeu poesseu poessua da flor
[1984, poema de Décio Pignatari]
Anatomia da Musa
[1995, poema de José Paulo Paes]
TV Grama I tombeau de Mallarmé
[1995, poema de Augusto de Campos]
Mais uma Vez
[1999, poema de Carlos Ávila]
WILLY CORRÊA DE OLIVEIRA (1938 -): *primeiras audições mundiais*
Infância (1ª versão), para soprano e piano
[2002, poema de João Cabral de Melo Neto]
Infância (2ª versão), para soprano e piano
[2002, poema de João Cabral de Melo Neto]
Infância (3ª versão), para soprano e piano
[2003, poema de João Cabral de Melo Neto]
Infância (cena dramática), para soprano e piano
[2011, poema de João Cabral de Melo Neto]
Musica de Gran
[*primeira audição mundial, para canto e piano, 2021, vocalise]
En los Ruídos, para soprano e caixinha de música
[2014, poema de Paul Celan] |
Concerto: 27 de outubro, quinta-feira, 20h30, Theatro São Pedro
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)