No mês de outubro, o Theatro São Pedro apresenta o espetáculo composto pelos três títulos produzidos pelo Atelier de Composição Lírica, programa cujo objetivo é fomentar a composição de obras operísticas inéditas.
O ensaio geral aberto acontece no dia 24 de outubro, uma quinta-feira, às 19h, no Theatro São Pedro. As récitas ocorrerão nos dias 26 e 27 de outubro, com apresentações no sábado às 20h e domingo às 17h.
O Atelier visa fomentar a criação de obras operísticas inéditas por meio de uma formação conduzida por professoras e professores referências no gênero. Os participantes recebem atividades teóricas e práticas, além de uma visão da ópera na contemporaneidade. As atividades incluem encontros coletivos, coaching com especialistas, workshops com músicos da Orquestra do Theatro São Pedro e cantores profissionais, ensaios de leitura com a orquestra e discussões orientadas sobre as obras, além da preparação e apresentações ao público — como a que será realizada hoje.
A produção de títulos contemporâneos busca estabelecer um diálogo ainda mais direto com o público, evidenciando o dinamismo do fazer artístico. Os três títulos serão executados pela Orquestra do Theatro São Pedro, que tem demonstrado excelência em composições de diferentes períodos e estilos.
O Atelier foi criado para contribuir diretamente com o desenvolvimento do gênero operístico no país, além de demonstrar que um espetáculo é algo vivo, que nasce e é produzido a partir da colaboração entre libretistas e compositores, assim como a participação dos cantores, instrumentistas e toda a equipe envolvida na montagem até que chegue ao público.
Sob a direção musical de Maíra Ferreira, a programação conta com direção cênica de Ana Vanessa, cenografia de Giorgia Massetani, iluminação de Kuka Batista, figurino de Danielle Tereza, visagismo de Elisani e assistência de direção musical de Paulo Galvão.
O elenco contará com:
Manuela Freua – cantora solista
Laiana Oliveira – cantora solista
Marcelo Ferreira – cantor solista
Homero Velho – cantor solista
As obras apresentadas incluem: Aqui, uma ópera de Yugo Sano Mani, com libreto de Dante Passarelli, dedicada à Orquestra do Theatro São Pedro.
Coro dos que não desistem nunca de Gustavo Bonin, com libreto de Artur Kon.
Dança da Morte de Maria Rosa Argandoña Tanganelli, uma ópera em um ato com libreto de Luísa Tarzia
A classificação etária é 14 anos.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.