O paulistano Antonio Del Claro comemora em 2012 meio século de uma carreira artística repleta de prêmios e apresentações por todo o mundo. Del Claro foi discípulo do consagrado violoncelista francês Pierre Fournier e sua importância para a música pode ser comprovada pelas obras especialmente escritas e dedicadas a ele por compositores como Camargo Guarnieri, Osvaldo Lacerda, Claudio Santoro e Almeida Prado. Ele recebeu da APCA os prêmios de Melhor Solista Jovem de 1967 e 1972, Melhor Solista de 1992 e o Prêmio Carlos Gomes o de Melhor Solista Instrumentista de 1999.
Para comemorar data tão importante, a Orquestra do Theatro São Pedro realiza, nos dias 20 e 21 de outubro, no Theatro São Pedro, um concerto em sua homenagem. Na ocasião, ele interpreta o Concerto para Violoncelo e Orquestra em si menor, Op. 104 de Antonín Dvorák, que surgiu no inverno de 1894/95 e foi a última obra para orquestra do compositor tcheco, durante sua estada na América. É tido como uma confissão de saudades da pátria, com uma escrita que explora fortemente o conjunto sinfônico, em especial os sopros, porém com apenas três trompas.
Sob a regência de Emiliano Patarra, regente titular do grupo, a Orquestra do Theatro São Pedro inicia a apresentação com a Abertura Coriolano, Op. 62 de Beethoven e interpreta também a Sinfonia nº 9 em mi bemol maior, Op. 70 de Dmitri Shostakovich.
SERVIÇO
50 anos de carreira de Antonio Del Claro
20 de outubro, 20h30
21 de outubro, 17h
Theatro São Pedro
Orquestra do Theatro São Pedro
Emiliano Patarra, regente
Antonio Del Claro, violoncelo
LUDWIG VAN BEETHOVEN
Abertura Coriolano, Op. 62
DMITRI SHOSTAKOVICH
Sinfonia nº 9 em mi bemol maior, Op. 70
– allegro
– moderato
– presto
– largo
– allegretto – allegro
Fagote: Altair Venâncio
Intervalo
ANTONÍN DVORÁK
Concerto para Violoncelo e Orquestra em si menor, Op. 104
– allegro
– adagio, ma non troppo
– finale: allegro moderato – andante – allegro vivo
Theatro São Pedro
Paulo Esper, direção geral
Rua Albuquerque Lins, 207 (esquina com Rua Barra Funda)
São Paulo – Metrô Marechal Deodoro (636 lugares)
T 11 3667.0499
636 lugares
Indicação: 8 anos
www.theatrosaopedro.org.br
Ingressos:
R$ 20,00, (desconto de 50% para professores, estudantes e pessoas com mais de 60 anos).
Bilheteria: terça a domingo das 10 às 18 horas. Em dia de evento noturno, até o início do espetáculo.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.