CONFIRA AQUI O PROGRAMA DE GRÃO DA VOZ
O Theatro São Pedro recebe o espetáculo Grão da Voz com Bruno de Sá nos dias 4, 6, 11 e 13 de outubro, uma produção inédita que explora a fisicalidade e emoção do canto. Criado e dirigido cenicamente por Ligiana Costa, com direção musical de André Dos Santos, o espetáculo apresenta uma colagem de árias, Lieder e canções de cinco séculos, cantadas em cinco idiomas. A Orquestra do Theatro São Pedro, a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro e a Academia de Ópera do Theatro São Pedro também integram a apresentação.
“Grão da Voz faz reverência à voz, instrumento primevo da arte lírica. Aqui, para além do termo cunhado por Roland Barthes para referir-se ao ‘corpo na voz enquanto canta’, propomos um mergulho na fisicalidade e emoção do canto”, explica a diretora Ligiana Costa. Segundo ela, o espetáculo foi idealizado especialmente para Bruno de Sá, cuja voz encarna o conceito de “objeto-voz”, conforme sugerido pelo teórico Michel Poizat.
Renato Bolelli, diretor de arte e cenografia, comenta que a cenografia reutiliza elementos dos acervos do Theatro São Pedro e do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, promovendo sustentabilidade e homenageando os cenógrafos e figurinistas que marcaram a história da ópera em São Paulo. Alma Negrot assina os figurinos e visagismo, trazendo uma combinação de referências contemporâneas e tradicionais.
A equipe criativa conta ainda com Sofia Boito no dramaturgismo e assistência de direção, Aline Santini no desenho de luz, Vic von Poser na videografia, Roberto Alencar na coreografia e direção de movimento, e Paulo Galvão na adaptação de orquestrações.
Bruno de Sá, sopranista e protagonista, celebra o encerramento de um ciclo de três anos no Theatro São Pedro com este espetáculo. “Estou muito empolgado de trazer peças desafiadoras e emocionantes, espero que toquem o público da mesma forma que me tocaram”, afirma.
A produção também conta com a participação de Débora Neves (soprano), Laleska Terzetti (mezzo soprano), Ariel Bernardi (baritonista), Wilian Manoel (tenor), além da bailarina Alma Luz Adélia.
No programa, você vai ouvir Casta diva, de Vincenzo Bellini (Norma), Martelo e Bachianas Brasileiras Nº 5, de Heitor Villa-Lobos, Siam navi all’onde algenti, de Antonio Vivaldi, Die Nachtigall, de Alban Berg com texto de Theodor Storm, e Just, de David Lang, entre outros.
Orquestra do Theatro São Pedro
Orquestra Jovem do Theatro São Pedro
Academia de Ópera do Theatro São Pedro
Ligiana Costa, criação e direção cênica
André Dos Santos, direção musical
Bruno de Sá, sopranista
Débora Neves, soprano
Laleska Terzetti, mezzo soprano
Ariel Bernardi, baritonista
Wilian Manoel, tenor
Roberto Alencar, coreografia e bailarino
Alma Luz Adélia, bailarina
Sofia Boito, dramaturgismo e traduções
Renato Bolelli, direção de arte e cenografia
Aline Santini, desenho de luz
Alma Negrot, caracterização e figurinos
Vic von Poser, video-maker
Felipe Venancio, diretor de palco
Juliana Ripke, arranjos
Paulo Galvão, adaptações orquestrais
Rick Nagash, assistente de direção de arte
Anísio Serafim, assistente de cenografia
Gabi Ciancio, assistente e operação de luz
Marilia Campos, contrarregra
Tiago Moro, maquinista
Bete Roque, camareira
Parceria Institucional: Sustenidos Organização Social de Cultura – acervo do Theatro Municipal de São Paulo
Ensaio geral aberto: 2 de outubro, quarta-feira, às 19h (gratuito)
Concertos: 4, 6, 11 e 13 de outubro
Sextas-feiras às 20h e domingos às 17h
Ingressos: R$ 35 (meia) e R$ 70 (inteira), à venda aqui
Duração: 70 minutos (sem intervalo)
Classificação etária: 12 anos
Grão da Voz promete ser uma celebração da arte vocal e um tributo à história da ópera, com uma abordagem inovadora e sensível.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.