O Theatro São Pedro e a Cinemateca Brasileira estão de volta com mais uma temporada imperdível do Cine São Pedro, apresentando o clássico nacional Caiçara (1950), de Adolfo Celi. Esta é uma oportunidade para reviver o cinema brasileiro em grande estilo, com a trilha sonora do filme sendo executada ao vivo pela Orquestra do Theatro São Pedro, sob a regência do maestro Marcelo Falcão.
As récitas acontecem nos dias 05, 06, 07 e 8 de setembro. De quinta-feira a sábado, às 20h e domingo, às 17h. O Ensaio Aberto acontece no dia 4 de setembro (quarta-feira), às 19h. Por fim, a classificação indicativa é de 18 anos e os ingressos estão disponíveis na nossa bilheteria digital.
O projeto busca não apenas celebrar a história do cinema brasileiro, mas também homenagear a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, que foi fundamental para a produção de filmes no país nos anos 1950.
Nos anos 20, o Theatro São Pedro se transformou em um cinema, ganhando o título de tradicional “Cinema de Bairro”. Durante esse período, em 1924, o Cine São Pedro teve sua programação destacada em jornais e anúncios da Empresa Cinematográfica Reunidas, uma produtora brasileira fundada por Franco Zampari, um empresário italiano que fez história no Brasil. Essa produtora é especialmente conhecida pelo filme Caiçara (1950), que marcou a estreia do renomado diretor Adolfo Celi no cinema brasileiro.
Foi o início de uma era em que o Cine São Pedro se tornou um ponto de encontro para os moradores da Barra Funda, que frequentavam o local regularmente, muitas vezes sem nem mesmo conferir os filmes em cartaz. Em 1941, O Estado de S. Paulo anunciava a reabertura do São Pedro com grandes novidades: “Plateia mais ampla, poltronas novas, som Western Electric”, agora sob o controle da Empresa Cinematográfica Serrador, que dominava a exibição de filmes em São Paulo, especialmente na movimentada Avenida São João.
O Cine São Pedro se tornou um ícone da Barra Funda e, hoje, você pode reviver esses tempos áureos do cinema paulistano com uma experiência única: a projeção de filmes no nosso palco, acompanhada por uma orquestra ao vivo.
Caiçara é um filme brasileiro com direção de Adolfo Celi (1922-1986) e que tem no elenco Eliane Lage, Abílio Pereira de Almeida e Carlos Vergueiro. Filmado em Ilha Bela, conta a história de Marina (Eliane Lage), uma jovem filha de leprosos que sofre com medo de adoecer e com o preconceito das pessoas. Isso a leva a aceitar a proposta de casamento de José Amaro, viúvo abastado construtor de barcos no litoral de São Paulo. Marina não ama Amaro, mas procura manter o casamento quando ele viaja, resistindo às investidas amorosas de Manuel, violento sócio do marido. Ela faz amizade com o menino Chico e a avó dele, Sinhá Felicidade, mãe da primeira esposa de Amaro e que o acusa de ter abandonado a filha no hospital para morrer. Sinhá Felicidade alerta Marina que o marido é mau e que ela deve esperar pelo homem certo. Enquanto isso, o marinheiro Alberto ouve falar de Ilha Verde e da lenda das pedras sinos. E, ao ver um retrato de Marina, resolve ir até lá em busca de emprego.
As sessões no Theatro São Pedro pretendem proporcionar ao público uma experiência imersiva, em que a música ao vivo e o cinema se encontram em perfeita harmonia. “Caiçara é um drama que explora as complexidades das relações humanas em um cenário deslumbrante do litoral brasileiro. Agora, esse clássico irá ganhar nova vida através da interpretação ao vivo de sua trilha sonora original”, destaca o maestro.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.