O Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro segue com inscrições abertas até o dia 13 de outubro. E hoje nós vamos revelar um dos colaboradores do nosso projeto, docente da Unesp: Flo Menezes, que vai trabalhar diretamente com a parte de composição. Ele conta que seu principal objetivo no Atelier é fazer com que a jovem compositora e o jovem compositor se questionem sobre o gênero operístico, sobre o que significa compor para uma ópera hoje em dia e em que consiste, de fato, uma ópera.
Algumas perguntas podem ajudar no processo: Quais são seus elementos fundamentais, necessários, desnecessários ou arbitrários? E em que medida existe sentido na ópera hoje e em compor para a ópera hoje? “Meu objetivo de trabalho é criar diálogos para que as pessoas reflitam sobre o sentido da linguagem operística e sobre a sua atualidade. E como essa atualidade pode se dar? De que maneira você pode escrever uma nova ópera”?
“Por isso é importante termos projetos como esse. Principalmente para democratizar a experiência criativa de ópera para compositoras, compositores e outras pessoas que não tiveram acesso. O intuito é sempre colocar o dedo na ferida, fazer o compositor entender os problemas que ele tem e que problemas existem no gênero. Depois disso, é importante se perguntar como resolver essas questões”, destaca.
Flo Menezes deixa ainda um conselho importante para as jovens e os jovens que querem se profissionalizar no gênero, lembrando que o primeiro passo é amar profundamente a música em todos os seus períodos históricos e ter um especial apreço pela música contemporânea.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.