Governo do Estado de São Paulo
SP + Digital Flickr Governo de São Paulo Linkedin Governo de São Paulo TikTok Governo de São Paulo Youtube Governo de São Paulo Facebook Governo de São Paulo Instagram Governo de São Paulo Facebook Governo de São Paulo

/governosp

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Contraste

  • SP + Digital
  • Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

Idioma   POR   ENG
Ouvidoria
Transparência
SIC
THEATRO SÃO PEDRO ORQUESTRA ACADEMIA DE ÓPERA ORQUESTRA JOVEM LIBRETOS APOIE O THEATRO SÃO PEDRO SEU EVENTO NO THEATRO PROGRAMAÇÃO BILHETERIA NOTÍCIAS FALE CONOSCO ATELIER DE COMPOSIÇÃO LÍRICA
VOLTAR QUEM SOMOS HISTÓRIA FACILIDADES COMO CHEGAR ESTRUTURA MODELO DE GESTÃO POR OS TRANSPARÊNCIA FICHA TÉCNICA
VOLTAR PARCEIROS
VOLTAR SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO CANAL DIRETO TRABALHE CONOSCO | PROCESSOS SELETIVOS CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER OUVIDORIA PERGUNTAS FREQUENTES
Compartilhe este evento
Notícia
Coreografias ao som de orquestra: The Eighth e Cartas do Brasil

The Eighth, de Stephen Shropshire, e Cartas do Brasil, de Juliano Nunes, serão acompanhadas pela Orquestra do Theatro São Pedro e pela Banda Jovem do Estado, sob a regência de Ira Levin, com apresentações nos dias 22, 23, 24 e 25 de agosto — de quinta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 17h. O ensaio geral, aberto e gratuito, será realizado em 21 de agosto, às 19h, com retirada de ingressos disponível 24 horas antes. As entradas custam de R$ 40 (meia-entrada) a R$ 120 e podem ser adquiridas aqui.

The Eighth (2024) 

Com coreografia e iluminação de Stephen Shropshire, The Eighth é encenada ao som da Sinfonia nº 8, de Anton Bruckner (1824-1896). A obre oferece ao público uma nota de rodapé aos trabalhos já criados por Shropshire para a SPCD, como Rococó Variations (2020), Marmórea (2021) e Partita (2022), que revelam uma linha de pesquisa iniciada com a (re)investigação do autor sobre a técnica do balé clássico, a fim de descobrir novas maneiras de pensar e se envolver com seu processo coreográfico. O figurino é assinado por Fábio Namatame.  

Cartas do Brasil (2022) 

Cartas do Brasil é a primeira criação de Juliano Nunes para a São Paulo Companhia de Dança e para uma companhia brasileira. Na coreografia, cada bailarino escreve com o corpo um diálogo contínuo que traduz a urgência de estar vivo. Nunes concebeu a obra inspirado na Bachiana Brasileira nº 8, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), e nas suas memórias de infância que lhe remetem ao universo dos pássaros e das florestas. “Essa obra é um pouco do Brasil que existe em mim. É o lugar onde o gesto de um afeta o gesto do outro e, embora tudo passe muito rápido, todos estão conectados como uma revoada de pássaros”, destaca Nunes, também responsável pelo figurino de Cartas do Brasil. Wagner Pinto está à frente da iluminação. 

No âmbito musical, o regente Ira Levin ressalta que o programa apresenta duas monumentais “Oitavas” de enormes desafios técnicos. “Teremos o final da maior sinfonia completa de Bruckner e a mais longa e orquestralmente mais rica da série de nove Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos. A de Bruckner deve ser sustentada por um grande período, em uma estrutura bastante extensa, e ser equilibrada de tal forma que a escrita maciça de metais não cubra completamente todo o resto que está acontecendo, o que frequentemente se dá até mesmo com as maiores orquestras. Isso para que o enorme final se torne o verdadeiro clímax e objetivo da obra. A de Villa-Lobos também tem importantes questões de equilíbrio, muitas passagens rítmicas extremamente complicadas e outras com texturas multicamadas, que devem ser esclarecidas para o entendimento da verdadeira riqueza da escrita”, explica o maestro. 

A diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa, valoriza a parceria entre a SPCD e o Theatro São Pedro. “É sempre uma alegria voltar ao Theatro São Pedro e poder presenciar esse encontro potente entre a dança e a música clássica executada ao vivo. Uma experiência única para o público e para cada bailarino que sobe ao palco e para toda equipe da Companhia”, diz.  

Categorias
#TheatroSãoPedroEmCasa Balé Beethoven 250 Canto Concerto Concerto Online Cultura Entrevistas Música de câmara Ópera Orquestra Theatro São Pedro Português Voz
voltar
MAPA DO SITE
  • Theatro São Pedro
    • Quem somos
    • História
    • Facilidades
    • Como Chegar
    • Estrutura
    • Modelo de Gestão por OS
    • Transparência
    • Perguntas Frequentes
  • Orquestra
  • Academia de Ópera
  • Orquestra Jovem
  • Apoie o Theatro São Pedro
  • Seu evento no Theatro
  • Parceiros
  • Programação
  • Notícias
  • Fale conosco
    • Serviço de Atendimento ao Usuário
    • Canal Direto
    • Trabalhe Conosco | Processo Seletivo
  • Ouvidoria
Theatro São Paulo 2025 © Todos os direitos reservados
Hous
Ouvidoria Transparência SIC

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.