O Theatro São Pedro recebe o programa A Canção Brasileira em 200 anos, com a apresentação de dois concertos sob a direção musical do pianista Ricardo Ballestero, presença da Orquestra do Theatro São Pedro e cantores convidados. As apresentações acontecem nos dias 03/12 (sábado), às 16h e no dia 04/12 (domingo), às 11h.
Os concertos propõem criar um percurso entre dois importantes ciclos temporais, o primeiro, de 1822 a 1922, que perpassa desde a Independência do Brasil até a Semana de Arte Moderna, e o segundo, de 1922 até 2022, refletindo sobre as inquietações que o movimento modernista discutiu e as respectivas transformações que ecoaram nas artes até a atualidade.
Os dois programas apresentados exploram alguns dos caminhos que a canção brasileira percorreu nos séculos XIX e XX (e por onde ela anda nas primeiras décadas do nosso século). Esse vasto panorama mostra lugares, referências, sonoridades e poéticas que inspiraram a constituição do gênero. Revisitando o passado, (re)descobrimos as fontes que, aos desaguar nesse longo cancioneiro, se entrelaçam e se chocam, trazendo novas possibilidades de interpretação e criação musical.
Entre-lugares (1922-2022)
Ricardo Ballestero, direção musical e piano
Manuela Freua, soprano
Orquestra do Theatro São Pedro
REPERTÓRIO
HEITOR VILLA-LOBOS
Três Poemas Indígenas (1926)
CAMARGO GUARNIERI
DénBáu (1932)
Para que o céu não me tonteie (1941)
GILBERTO MENDES
Lamento (1956)
OSVALDO LACERDA
Uma nota, uma só mão (1967)
ALMEIDA PRADO
Sinimbu (1973), para voz solo
JORGE ANTUNES
A Canção que Passa (1984)
EDMUNDO VILLANI-CÔRTES
Rua Aurora (1993)
LIDUINO PITOMBEIRA
Seresta nº 16 (2007)
TATIANA CATANZARO
[Encomenda de composição] (2022) [*encomenda – estreia mundial]
DANILO ALVES
Entrecanções (2022) [*encomenda – estreia mundial]
Ensaio Aberto: 2 de dezembro, sexta-feira, 15h
Concerto: 4 de dezembro, domingo às 11h