Semana do Canto tem atrações gratuitas

De quinta (dia 3) a sábado (dia 5) desta semana, o Theatro São Pedro recebe a Semana do Canto, com diversas apresentações e atividades com entrada gratuita! Com participação do Coral Jovem do Estado – grupo artístico ligado à Escola de Música do Estado de São Paulo, Emesp Tom Jobim –, Coral Infantil, Coral Juvenil e Coral de Familiares do Guri Capital e Grande São Paulo, o evento conta com concertos, intervenções de integrantes da Academia de Ópera do Theatro São Pedro e Coral Jovem, e uma oficina de acessibilidade musical.

Os ingressos serão distribuídos a partir de uma hora e meia antes do início dos espetáculos. Os convites podem ser retirados na bilheteria do teatro ou reservados (também com uma hora e meia de antecedência) no site theatrosaopedro.byinti.com

Confira abaixo os destaques e venha curtir a Semana da Voz no #NossoTheatro!

O evento tem início às 20h da quinta-feira, dia 3 de outubro, quando o núcleo popular do Coral Jovem apresenta o programa Música Líquida. Reunindo música popular, jazz brasileiro e poesia, o repertório traz composições de Pedro Iaco, Zuza Gonçalves e Caio Chiarini, além do poeta arrudA.

Na sexta-feira, dia 4, a música começa às 20h, com uma intervenção no hall do Theatro São Pedro, que recepciona o público e precede o repertório Musikalische Exequien, do núcleo barroco do Coral Jovem. Com regência do maestro Luis Otavio Santos, um dos principais especialistas em música antiga do país, o grupo canta obras de Tomás Luís e Victoria (1548-1611), Gioavanni Pierluigui da Palestrina (1525-1594) e Henrich Schütz (1585-1672) – com destaque para Musikalisches Exequien deste último, música fúnebre encomendada pelo por Henrique de Reuss II, conde de Gera, para seu próprio funeral.

No sábado, dia 5, a programação percorre o dia todo, com início às 11h da manhã, com o Coral Infantil e o Coral de Familiares do Guri. Com regência das maestrinas convidadas Ana Yara Campos e Déborah Rossi, os grupos fazem um repertório variado, com canções da música clássica e popular. Os pequenos do Coral Infantil apresentam canções de Brahms, Hekel Tavares e a música da trilha sonora do clássico Sítio do Pica-Pau Amarelo, além de uma suíte de canções baseadas em O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky. Já o Coral de Familiares trabalha um programa com clássicos da MPB, de Milton Nascimento a Gonzaguinha, e canções que unem melodias do repertório com poemas de autores consagrados, como as dobradinhas de Villa-Lobos com Ferreira Gullar, Antonio Ribeiro com Cora Coralina, e José Vieira Brandão com Manuel Bandeira. Ao sair do concerto, o público pode ainda curtir uma intervenção no hall do teatro.

Outra intervenção recepciona o público às 13h, logo antes da oficina musical de acessibilidade, que acontece no Theatro São Pedro. Com um grupo de choro formado por professores do Guri, os participantes poderão experimentar e sentir os instrumentos, além de tocar instrumentos de percussão e, é claro, cantar junto!

Um pouco mais tarde, às 15h, é a vez do Coral Juvenil do Guri fazer seu concerto. Com regência do maestro convidado Eduardo Fernandes e preparação do diretor Reynaldo Puebla, o coral apresenta um repertório-cênico dedicado a canções sobre o tempo, com peças de Chico Buarque, Caetano Veloso, Cazuza e Alceu Valença, entre outros. Ao deixar o teatro, o público terá a oportunidade de acompanhar mais uma intervenção no hall.

Às 20h do sábado é a vez do núcleo lírico do Coral Jovem, que faz o programa (Ao) Ar Livre, com canções, valsas e quartetos alemães e brasileiros de Johannes Brahms, Felix Mendelssohn, Ernst Widmer e Luciano Gallet. (Ao) ar livre simboliza os ambientes, físicos e psicológicos, populares e joviais e suas relações com o tema da liberdade – a performance é o resultado do trabalho desenvolvido pelo grupo com a pianista Sin Ae Lee, em parceria com o pianista e diretor musical Ricardo Ballestero.