Michel de Souza | barítono

Michel de Souza, barítono

 

É Mestre com distinção pela Royal Scottish Academy of Music and Drama e fez parte do programa Jette Parker na Royal Opera House Covent Garden (ROH) em Londres.

 

Fez seu debut na ROH na temporada 2012/2013 como Shaunard em La Boheme na produção de John Copley sob regência de Sir Mark Elder e tem se apresentado ao lado de artistas como Jonas Kaufmann, Roberto Alagna, Bryn Terfel, Diana Damrau, Simon Keenlyside e com maestros como Simon Rattle, Antonio Pappano, Maurizio Benini, Donald Runnicles, Leonard Slatkin, Placido Domingo entre outros.

 

Em ópera Michel tem atuado em Le Nozze di Figaro (Conde Almaviva), A Flauta Mágica (Papageno), Don Giovanni (Don Giovanni), La Boheme (Marcello, Shaunard), War and Peace (Prince Andrei), Carmen (Escamillo), The Cunning Little Vixen (Forester), Hansel und Grätel (Peter), L’elisir d’amore (Belcore), Il signor Bruschino (Gauden-zio), Tosca (Angelloti), Contos de Hoffmann (Dr. Miracle), Ariadne auf Naxos (Harlequin e Musiklehrer), Sansão e Dalila (Sumo Sacerdote de Dagon).

 

Tem se apresentado também em obras como Oratório de Natal, Magnificat, Missa em Si menor, Cantatas BWV 56, 82, 140 e 147 de Bach, Requiems de Mozart, Fauré, Duruflé, Brahms e Verdi, Vésperas de Monteverdi, Messias e Dixit Dominus de Haen-del, Carmina Burana de Orff, Belshazzar’s Feast de Walton, Five Mystical Songs e Serenade to Music de Vaughan Williams em concerto com a Orquestra Sinfonica da BBC Escocesa no Royal Albert Hall em Londres na série THE BBC PROMS.

 

Recentemente fez uma serie de apresentações com a Orchestre National de Lyon, detacando-se o Festival Berlioz em La-Côte-Saint-André onde interpretou Scene Heroique e a Nona sinfonia de Beethoven e também na abertura da temporada 2015-2016 no auditorio de Lyon.

 

Participou do programa Emerging Artist da Scottish Opera na temporada 2010/2011 e fez parte do Ensemble de solistas do Grand Thèâtre de Genève 2014/2015.

 

No Brasil, venceu em 2007 o 1º prêmio em música de câmara no concurso Maria Callas em São Paulo e estudou canto com Benito Maresca e Isabel Maresca. Graduou-se em órgão com nota máxima e louvor pela Escola de Música da UFRJ onde também estudou canto com Inacio de Nonno. Iniciou seus estudos musicais e carreira no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, sua cidade natal.

 

Atualmente Michel reside em Londres. Compromissos futuros incluem Sonora em La Fanciulla del West, Rodrigo em Don Carlo e sua volta ao Covent Garden como Ping em Turandot.