Theatro São Pedro anuncia a Temporada 2015 e Programa de Assinaturas

 

Tendo à frente uma das principais referências da ópera no Brasil, o maestro Luiz Fernando Malheiro – que regeu mais de 50 títulos em seu repertório – o Theatro São Pedro apresentou sua Temporada 2015 e seu Programa de Assinaturas de Óperas na manhã do dia 28 de outubro.

 

Com uma programação mesclando compositores clássicos e contemporâneos, o público terá a oportunidade de assistir, ao longo do ano, a obras assinadas por nomes fundamentais como Giuseppe Verdi, Igor Stravinsky e Serguei Prokofiev, além de montagens de Ítalo Montemezzi, Edmundo Villani-Côrtes e Arrigo Barnabé.

 

O Theatro realizará mais de 100 apresentações, sendo que a maioria está distribuída em seis séries distintas: Óperas; Concertos Internacionais; Música de Câmara Brasileira, com curadoria de Irineu Franco Perpétuo; Tardes de Canções, recitais de canto e piano; Tardes de Ópera, com cenas de ópera e piano; e Cortinas Líricas, com trechos de ópera e orquestra.

 

Desta extensa programação, 50% é totalmente gratuita. “Como equipamento público, o Theatro São Pedro tem um papel crucial na ampliação do acesso a linguagens artísticas importantes – a ópera e a música erudita – possibilitando a todos os públicos a oportunidade de contato com espetáculos de excelente qualidade”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo.

 

“A programação de 2015 foi pensada para que o Theatro São Pedro seja um teatro de ideias. A partir de montagens instigantes, queremos atrair e formar um novo público, além de contribuir para o desenvolvimento do mercado envolvido nessas produções”, afirma o diretor artístico e regente titular Luiz Fernando Malheiro. Ao destacar a vocação do teatro, ele acrescenta: “O São Pedro será um teatro da voz. O canto norteará toda a programação e toda a nossa atividade acadêmica”, completa.

 

O maestro Luiz Fernando Malheiro ressalta: “no total, 109 cantores solistas farão parte da nossa programação em 2015. Destes, 100 são brasileiros e pelo menos 89 foram escolhidos por meio de audições em que constatei a existência de um grande número de jovens talentos, interessados em se dedicar a uma carreira no canto erudito”.

 

Um bom exemplo dessa proposta é a Academia de Ópera Theatro São Pedro, projeto iniciado em 2013 com objetivo de formar artistas profissionais aptos a se apresentar no Brasil e no exterior. Em 2015, a Academia traz ampla reformulação no currículo, com aumento no número de alunos e de atividades regulares, incluindo encontros e master classes, e um corpo docente com importantes nomes do universo da música lírica.

 

ASSINATURAS 2015

 

O Programa de Assinaturas do Theatro São Pedro oferece ao público descontos especiais em comparação aos ingressos adquiridos de maneira avulsa, além de prioridade na escolha de assentos e a comodidade de receber antecipadamente os ingressos em domicílio. O programa engloba todos os cinco espetáculos de ópera que serão apresentados em 2015.