Conexões Criativas debate design nas cidades

O projeto Conexões Criativas encerra 2012 com um debate essencial: a importância do design na transformação e inovação não apenas de produtos e serviços, mas de processos, pensamentos, práticas e contextos. “Cidade de Design e Design de Cidade – Caminhos Possíveis” acontece na próxima segunda-feira (10/12), às 19h30, no Theatro São Pedro, com entrada gratuita.

Marie-José Lacroix, formada em design ambiental e especialista em design e arquitetura, abordará o caso referencial de Montreal, cidade que respira e transpira design em sua economia, sociedade e tecido urbano. O arquiteto e urbanista Jorge Wilheim, que foi consultor do Ministério dos Esportes para os Jogos Olímpicos de 2016 e liderou o consórcio que elaborou os Estudos Urbanísticos para as estações do TAV-Trem de alta velocidade, além de ter comandado a montagem e articulação da Conferência Habitat 2 da ONU (Istambul, 1996), faz a mediação. A apresentação e curadoria é de Ana Carla Fonseca, economista, urbanista e referência em economia criativa.

Ao longo de 2012, o Conexões Criativas promoveu oito encontros no Theatro São Pedro para debater as relações entre cultura, economia e criatividade no espaço urbano. Reuniu grandes nomes nacionais e internacionais, trazendo profundidade e abrangência a temas inéditos relacionados à economia criativa e às cidades.

Os encontros têm transmição ao vivo pelo site do Pensarte.

Marie-Josée Lacroix

Formada em Design Ambiental e especialista em design e arquitetura, tem mais de 20 anos de experiência na promoção do design junto a governos, empresários e o público em geral. Dirige o Escritório de Design de Montreal, cidade que tem no design um eixo de desenvolvimento e atratividade e recebeu em 2006 o título de Cidade de Design pela Unesco.

Jorge Wilheim (mediador)

Arquiteto e urbanista, foi consultor do Ministério dos Esportes para os Jogos Olímpicos de 2016 e liderou o Consórcio que elaborou os Estudos Urbanísticos para as estações do TAV-Trem de alta velocidade. Foi responsável pela montagem e articulação da Conferência Habitat 2 da ONU (Istambul, 1996).

Ana Carla Fonseca (apresentadora e curadora)

Economista, Mestre em Administração e Doutora em Urbanismo (USP). Referência internacional em economia criativa e cidades criativas, é consultora e palestrante em 22 países, autora e editora de nove obras referenciais. É diretora da Garimpo de Soluções.

SERVIÇO:

Conexões Criativas – Cidade de Design e Design de Cidade – Caminhos Possíveis

Segunda-feira, 10/12 – 19h30

Palestrantes: Marie-José Lacroix (Montreal)

Mediador: Jorge Wilhein

Curadora: Ana Carla Fonseca

 

THEATRO SÃO PEDRO

Rua Albuquerque Lins, 207 – São Paulo-SP – Tel. (11) 3667-0499

Metrô Marechal Deodoro

Capacidade: 636 lugares

Grátis